Existem algumas situações que podem atrapalhar o clima de amizade e do jogo limpo dentro do tiro esportivo. Os jogadores considerados highlanders no Airsoft são o tipo de pessoa indesejada e que desmotiva muitos a continuarem na partida.
A ética é de suma importância em todas as práticas esportivas, pois agir de má-fé pode prejudicar um momento de lazer e aventura. Não basta apenas investir no equipamento e se preparar para o jogo, mas também ser correto com os companheiros.
Se você pretende sair da rotina e aliviar o estresse do dia a dia curtindo com os amigos, saiba que é necessário cumprir algumas regras. Para não ter problemas e evitar discussões desnecessárias, confira como lidar com os trapaceiros no Airsoft!
O que é o jogador highlander?
O termo faz referência a um filme de 1986 intitulado de Highlander: o guerreiro imortal. Só pelo título, já dá para ter uma noção do porquê o jogador trapaceiro tem esse apelido.
As balas no Airsoft, chamadas de BBs, não deixam sinalizações nos atingidos, como acontece com as munições de tinta do Paintball, por isso, para que valha a pena disputar esse esporte, é preciso contar com a honestidade e a honra dos jogadores.
Quem é novato às vezes fica em dúvida quanto a alguns procedimentos, mas, para o bom andamento do jogo, mesmo que seja um tiro de ricochete e você não tenha muita certeza do que aconteceu, o melhor é gritar “morto”, abaixar a arma e caminhar para a safe zone.
Quais são as características do highlander?
Você perceberá que esse tipo de pessoa, no momento que leva o tiro, acaba se camuflando e fingindo que nada aconteceu. Em outras oportunidades, ainda é possível notar esse jogador dando o popular “migué” e atirando nos demais competidores, mesmo sabendo que foi atingido.
Talvez você não saiba, mas o Airsoft, pelo fato de muitos se conhecerem e até formarem amizade no evento mesmo, acaba sendo uma bolha. A má conduta é desprezível e pode resultar em expulsão por infringir as regras. Além disso, pode não ser mais permitida a participação daquela pessoa.
Quando esse tipo de jogador se recusa a sair, se esconde e acha que não morreu no jogo, pode influenciar diretamente no cumprimento de uma missão. O fair play deve imperar constantemente para que o clima seja saudável e amigável.
Como lidar com o highlander?
Brigar, espernear e querer acertar as contas com o jogador trapaceiro no grito não vai adiantar de nada. O Airsoft preza pelo espírito esportivo, e o mínimo que deve haver é a atitude honesta de a pessoa, por si só, dizer que foi atingida.
Nesses casos, a diplomacia é a melhor solução, portanto, converse educadamente e dê um toque de que a bala acertou, mas sempre na camaradagem e sem alongar o assunto. Às vezes, a pessoa é nova no jogo ou os equipamentos impossibilitaram que ela sentisse o tiro.
Para evitar que os highlanders comecem a surgir, mire sempre em lugares que realmente não deixem espaço para a desculpa de dizer que não sentiu. Seu foco deve ser braços, pernas, nádegas, mãos, costelas e coxas, porém sempre mantendo a distância mínima, dependendo do tipo de arma que está usando.
Se, ainda assim, o jogador não tiver o bom-senso de reconhecer que foi atingido, avance no campo e efetue disparos contínuos, pois, com isso, os outros competidores conseguirão identificar que ele está trapaceando.
Em resumo, para não ser do time dos highlanders no Airsoft, as lendas que nunca morrem, tenha respeito pelos outros que estão jogando e siga as regras, pois o esporte só tem a ganhar quando os participantes demonstram honra.
Curtiu as informações sobre os jogadores trapaceiros? Quer entender um pouco mais do assunto? Então aproveite que está por aqui e saiba como melhorar suas habilidades em Airsoft!