Airsoft

Você conhece os tipos de camuflagem militar?

Escrito por Lazer e Aventura

A camuflagem é um recurso que uma infinidade de seres vivos usa para se adaptar ao meio em que está. Ela se baseia em um conjunto de técnicas que sempre leva em conta o ambiente, geralmente com o objetivo de se tornar menos visível para predadores e inimigos em potencial.

Os humanos utilizam essa técnica desde os tempos mais antigos, lançando mão de pinturas, redes, cortinas de fumaça e até hologramas. No entanto, vale dizer que a versão militar da camuflagem se desenvolveu recentemente por conta da indústria bélica.

Por isso, vamos mostrar para você os mais variados tipos de camuflagem militar e as suas especificações que são utilizadas para proteger soldados, veículos e construções. Vem conferir com a gente:

Urbano

camuflado-urbano

A camuflagem urbana se baseia em quatro cores: branco, cinza escuro, cinza claro e preto. Esse estilo é comumente utilizado pelas polícias de choque  no Brasil e combina muito bem com a utilização de cortinas de fumaça.

Woodland

Camuflado Woodland

Esse tipo de vestimenta é utilizado em florestas tropicais com vegetação densa, onde a cor predominante no ambiente é verde. Esta camuflagem tornou-se muito popular após sua aparição no filme “O Grande Herói” ou “Lone Survivor”, e por ter sido uma das camuflagens principais do exército americano.

Digital Deserto

Camuflado Digital Deserto

Essa coloração é muito comum em ambientes desertos ou com muita areia, muito utilizada pelas tropas americanas no Afeganistão, por exemplo, os pontos cinza nesta camuflagem ajudam a quebrar o padrão de cor, e auxiliam na camuflagem em áreas mais rochosas.

 

Multicam

Camuflado Multicam

Desenvolvido em 2005, esse tipo de camuflagem surgiu para substituir o padrão Woodland, até então, o padrão das forças armadas americanas em matas. A grande vantagem desse modelo é ter uma maior adaptabilidade a diversos tipos de ambiente, incluindo desertos, cidades e florestas. Nos seus tons de cor estão incluídos sete tons de marrom e verde. Atualmente esta camuflagem é uma das mais escolhida por militares e praticantes de esportes como airsoft e paintball, além de sua eficiência em camuflagem, este padrão é muito bonito também !

 

Verde

Muito eficaz em ambientes de floresta, o Ripstop Verde teve grande parte de seu uso concentrado durante a Guerra do Vietnã e também na Segunda Guerra Mundial. Superado pelos modelos Tiger Stripe e Woodland, ele ainda é simbolo de uniformes militares. Seu grande ponto fraco é a sua pouca versatilidade em ambientes que são muito diversos, por apresentar somente uma cor, torne-se mais fácil para o inimigo identificar.

Tropical

Esse padrão desenvolvido de maneira exímia pela Força Aérea Brasileira é utilizado em florestas densas. Essa tecnologia tem até um sistema infravermelho que evita a visualização dos soldados com visões noturnas.

O exército brasileiro combina esse equipamento que possui diversos tons de verde escuro e claro com pinturas que maximizam o poder do seus utilitários em combate.

Ripstop Preto

RipStop Preto

Rei do combate noturno, o Ripstop Preto é utilizado predominantemente por equipes anti-terrorismo, como a SWAT e no Brasil, é o padrão das forças especiais como o BOPE. Além disso, esse tipo de cor intimida os inimigos pelo seu aspecto, que traz uma ideia de força e poder.

Gostou das nossas informações sobre os tipos de camuflagem militar? Qual modelo você escolheria para entrar em combate? Comente aqui!

 

 

Sobre o autor

Lazer e Aventura