Airsoft Aventura Dicas

Tiro esportivo: 6 carabinas de pressão de melhor custo-benefício

Escrito por Lazer e Aventura

Encontrar carabinas de pressão que aliem qualidade e desempenho às necessidades de cada atirador com o melhor custo-benefício é um dos principais objetivos dos praticantes de tiro esportivo.

De cano longo e bastante segura, as carabinas de pressão oferecem firmeza e estabilidade ao acionar o gatilho e são utilizadas tanto por iniciantes quanto por praticantes mais experientes.

Escolher o modelo correto de carabina de pressão faz toda a diferença e é determinante para garantir uma boa experiência ao praticar tiro esportivo, já que o objetivo do esporte é acertar com precisão alvos fixos ou móveis.

Neste post, você vai conhecer os tipos e modelos de carabinas de pressão de melhor custo-benefício disponíveis no mercado, além de obter todas as informações necessárias para definir qual arma é a mais indicada para você. Continue a leitura e confira!

O que são carabinas de pressão?

As carabinas de pressão são armas maiores, de cano longo, com apoio para o braço e que são comumente utilizadas para caça e na prática do tiro esportivo. Diferente da arma de fogo, que utiliza a pólvora, as carabinas de pressão usam o ar ou gás comprimido como propulsor da munição que, no caso desses modelos, são os chumbinhos

As carabinas de pressão são indicadas para grandes distâncias e necessitam o uso das duas mãos para a realização dos disparos com eficácia e precisão. Os modelos mais comuns são as de calibre de 4,5 mm e 5,5 mm e com propulsão a pistão, ar comprimido (PCP), CO2 e mola helicoidal.

Antes de adquirir uma carabina de pressão, é importante considerar as características da arma, reputação do fabricante e outros aspectos que influenciam na qualidade do tiro.

Outro ponto relevante é avaliar a necessidade de cada atirador como, por exemplo, se a preferência é por mais precisão ou velocidade, qual o alcance do tiro e em qual espaço a prática será realizada.

Para ajudar você a escolher qual a arma mais indicada para seus objetivos, continue a leitura e saiba as diferenças entre os tipos de carabinas de pressão disponíveis no mercado.

Tipos de carabinas de pressão

Carabinas de pressão com pistão pneumático 

As carabinas de pressão com pistão pneumático, também conhecidas como gás RAM e Nitro, são compostas por um cilindro de aço contendo nitrogênio sob pressão e uma haste responsável pelo funcionamento do mecanismo. Ao acionar o disparo, o nitrogênio se expande e empurra o ar para frente, dando força para o tiro.

Este modelo apresenta um ótimo desempenho porque é estável, com alto poder de precisão e sem vibrações no momento do disparo. As carabinas de pressão Nitro precisam ser armadas a cada tiro e, para carregá-las, basta abrir o cano e inserir a munição. 

Sua vida útil pode chegar até 100 mil tiros sem alterar a qualidade de potência e, devido ao fato do pistão não deformar conforme o uso, a arma sofre pouco desgaste ao longo do tempo.

Carabinas de pressão de ar comprimido (PCP)

As carabinas de pressão pré-carregada ou PCP são fortes, estáveis, precisas e as mais potentes do mercado. Não à toa, são utilizadas na maioria das competições de tiro, incluindo as Olimpíadas.

Elas possuem um reservatório interno de ar comprimido que, assim que pressionado o gatilho, dispara o projétil. Esse tipo de carabina de pressão não precisa ser armada a cada disparo, com exceção dos modelos de ferrolho.

Para utilizá-la, é necessário ter sempre por perto uma bomba de enchimento PCP,  um compressor PCP,  ou cilindro para carregar seu tanque. Em média, esse abastecimento é necessário a cada 60 tiros, dependendo da arma.

Os métodos mais comuns para o abastecimento do equipamento são: com bomba manual (semelhante a usada para encher pneus), com o cilindro Scuba (similar ao utilizado em mergulhos), ou com um compressor mecânico.

Carabina de pressão de CO2

Práticas e com bom poder de precisão, as carabinas de pressão de CO2 utilizam um cilindro descartável que, ao pressionar o gatilho libera uma parte do gás, disparando o projétil.

As armas de CO2 não precisam ser recarregadas a cada disparo, basta apenas trocar o cilindro que pode ser encontrado com 12g e uma autonomia de 30 a 80 tiros, e de 88g que rende de 200 a 250 disparos.

Outro benefício desse modelo é a ótima estabilidade de tiro, devido à ausência de recuo. No entanto, é importante ressaltar que as carabinas de pressão de CO2 são menos potentes que as de ar comprimido.

Carabina de pressão com mola helicoidal (Spring)

As carabinas de pressão por mola em espiral de aço são as mais comuns no mercado, devido ao baixo investimento para compra e manutenção. Nesses modelos, é a mola que oferece a força propulsora para o disparo.

A mola é comprimida assim que a carabina é engatilhada. Depois de acionado o gatilho, ela expande e garante a pressão necessária para o disparo. O equipamento precisa ser armado a cada tiro e, para carregá-lo, basta abrir o cano e inserir a munição.

Este tipo de carabina de pressão pode apresentar muita potência de acordo com a força da mola utilizada, porém a vibração ao disparar pode prejudicar a estabilidade e a precisão do tiro. Em geral, sua vida útil costuma ser de cinco a dez mil tiros.

Agora que você já conhece os tipos de carabinas de pressão e quais suas diferenças e vantagens, saiba quais modelos apresentam o melhor custo-benefício no mercado e onde comprar seu equipamento.  Confira!

Carabinas de pressão de melhor custo-benefício e onde comprar

Modelos de Carabinas de pressão pistão/Nitro 

CBC Nitro-X1000 Oxidada 5.5mm 

A carabina de pressão CBC Nitro-X1000 Oxidada é um dos modelos mais inovadores em sua categoria. Devido ao seu alto padrão de qualidade e eficiência, é uma das carabinas de melhor custo-benefício disponíveis no mercado. 

Bastante potente e eficiente, a arma possui uma velocidade de 305 m/s (1000 fps). Outro ponto forte da carabina é seu alto poder de precisão nos disparos, contando com dois estágios de regulagem de força em seu gatilho, o que garante maior controle durante a prática.

O formato da coronha desta carabina de pressão permite mais firmeza e estabilidade ao utilizá-la, e ela ainda conta com mira de regulagem micrométrica tanto para a horizontal quanto vertical.

Se você procura uma carabina de pressão de ótimo desempenho e eficiência, a CBC Nitro-X1000 Oxidada é uma escolha certeira.

CBC Nitro Advanced 5,5mm

Indicado para atiradores que valorizam a rapidez de disparo, o modelo CBC Nitro Advanced é capaz de entregar uma velocidade de tiro de até 800 FPS (244 m/s), dependendo do chumbinho utilizado, e 27 joules de energia.

Esta carabina de pressão conta com alça de mira com fibra óptica, distância máxima de tiro de 320 metros e gatilho com regulagem de força e curso. Ela também possui Muzzle Break com a massa de mira e o túnel de proteção removível.  

Um dos diferenciais dessa carabina é a coronha com almofada regulável e antiderrapante, garantindo mais precisão, eficiência e estabilidade no momento do tiro. 

Ideal para quem procura uma carabina de melhor custo-benefício, com muita velocidade e segurança. 

Jade Mais Nitro Oxidada 5,5mm

A Jade Mais Nitro Oxidada fácil de engatilhar e apresenta bastante precisão. Este modelo de carabina de pressão é ideal para os iniciantes na prática de tiro esportivo.

Muito segura, a arma conta com grip antiderrapante que garante mais firmeza ao empunhá-la, evitando que a mão deslize ao disparar. Ela conta também com trava de segurança automática, mira regulável para horizontal e vertical e coronha feita em polipropileno de alta resistência.

O disparo dessas carabinas de pressão possuem uma velocidade aproximada de 183 m/s (600FPS), energia de 15 joules e todas as características necessárias para uma prática do tiro segura e confortável.

Modelos de carabina de pressão de ar comprimido (PCP)

Beeman 1336 PCP Polímero 5,5mm

A carabina de pressão Beeman 1336 PCPé bastante potente e ideal para quem procura uma arma de alto desempenho e durabilidade. Suas características resultam em uma carabina que oferece equilíbrio, estabilidade e muita precisão ao atirador.

Este modelo possui velocidade média de tiro de 800 FPS atingindo aproximadamente 245 m/s. Sua mira é tipo aberta TRUGLO, com fibra óptica e que permite o ajuste do dispositivo óptico, já que ela conta com um trilho de 11mm para fixação de acessórios.

Com coronha ambidestra e soleira de borracha, a carabina garante uma ótima absorção de recuo e mais conforto durante a prática de tiro.

A Beeman 1336 PCP possui um cilindro com capacidade para 10 tiros e é ideal para quem procura uma carabina de pressão de melhor custo benefício para entrar no universo das armas de ar comprimido.

Modelos de carabina de mola helicoidal

Rossi Nova Dione Spring 5,5mm

Esse modelo de carabina de pressãoé leve, fácil de manusear e com excelente poder de precisão. Todas as suas características são pensadas em proporcionar mais segurança ao atirador e facilitar o uso da arma durante a prática.

Para garantir esta facilidade, o modelo apresenta coronha ambidestra produzida em polímero mais leve, a empunhadura ergonômica e conta com um sistema anti disparo.

A carabina possui ainda pontaria com fibra óptica ajustável e um porta chumbinhos, garantindo mais praticidade para novos atiradores.

Para quem está dando seus primeiros passos no tiro esportivo e procura um modelos de carabinas de pressão de melhor custo-benefício, a Rossi Nova Dione Spring é perfeita.

CBC Jade Oxidada PP 5,5mm

Mais uma ótima opção para iniciantes, o modelo CBC Jade Oxidada PP possui um sistema que não permite o tiro com cano aberto, garantindo mais segurança para o atirador, especialmente para quem ainda está aprendendo a manusear carabinas de pressão.

Com excelente precisão e desempenho, a arma possui velocidade média de tiro de 550 FPS atingindo aproximadamente 168 m/s e energia de 13 joules. Além disso, sua mira permite o ajuste do curso permitindo mais controle ao efetuar o disparo e auxiliando novos praticantes.

A CBC Jade Oxidada PP é segura, veloz, silenciosa e extremamente fácil de usar, sendo uma ótima escolha para quem busca uma carabina de melhor custo-benefício, sem abrir mão da qualidade.

Com todas essas dicas e informações, agora ficou mais fácil escolher a carabina de pressão certa para você, não é mesmo?

Na Lazer e Aventura, você encontra as melhores opções de carabinas de pressão de melhor custo-benefício e todos os acessórios necessários para garantir uma experiência completa e segura para a prática de tiro esportivo.

E se você gosta de estar por dentro das novidades sobre tiro esportivo e outros esportes táticos e de ação, continue acompanhando nossos artigos e conteúdos

Sobre o autor

Lazer e Aventura