As modalidades de tiro esportivo possuem a peculiaridade de serem muito táticas e emocionantes. No entanto, por serem diversas, elas têm muitas possibilidades para quem as escolhe.
Vale dizer que as modalidades esportivas de tiro são uma ótima forma de aprimorar o equilíbrio, autocontrole, agilidade e até a concentração. Contudo, como já dito, elas são bem variadas e possuem diversas características importantes. Por isso, preparamos um guia completo para você conhecer melhor cada uma delas!
Airsoft
Nascido no Japão, o Airsoft já é um esporte mundial. Ele funciona como uma simulação de combate armado no qual os jogadores se utilizam de armas de pressão (a gás ou mola) tentando executar algum objetivo pré-determinado.
Os objetivos podem ser variados tais como sobrevivência, captura, invasão, proteção da área e até uma variação do jogo “pique-bandeira”.
O Airsoft é um dos esportes que mais cresce no Brasil, conquistando diversos corações pelo seu realismo.
Paintball
O seu objetivo é alvejar o oponente se utilizando de balas de tinta colorida buscando eliminações na partida. Contudo, os times podem ter diversas configurações e, assim como o Airsoft, é possível trabalhar com diferentes tipos de disputa.
Tiro ao prato
Com menos movimentação que os anteriores, o tiro ao prato é uma boa ideia para quem prefere focar mais na mira pensando em modalidades esportivas. Encontrado em diversos clubes de tiro esportivo, esse esporte, como indica o nome, consiste em uma disputa entre quem acerta mais pratos lançados no ar.
Tiro de papel
Repleto de tensão, o tiro de papel é uma modalidade de tiro esportivo muito clássica. O competidor deve permanecer em pé e executar os disparos sem nenhum tipo de apoio (apenas usando as mãos e os ombros).
No entanto, existem variações. Em algumas delas, o participante deve atirar deitado, ajoelhado ou ficar variando de posições. As armas que são utilizadas nessa modalidade são armas longas com cano basculante e de calibre 4,5mm (normalmente pesam até cerca de 5 kg). Não é permitido a utilização de mira óptica.
Carabina
Pertencente ao tiro esportivo, a carabina é uma modalidade e tanto. São disparados tiros em três sequências de posições e tempos diferentes. A diferença da versão feminina para a masculina é a quantidade de disparos e também o peso dos equipamentos — que podem pesar até 5kg para mulheres e até 8kg para homens.
Na prova de carabina masculina são disparados 60 tiros em um alvo móvel com uma distância de 50 metros. Já a prova de carabina com três posições exige que sejam feitos, como diz o nome, disparos em três posições diferentes (deitado, de pé e ajoelhado). O que exige muito da coordenação e da concentração do atirador.
Quanto a carabina de ar, ela é composta por um mecanismo de dióxido de carbono ou ar comprimido. Na modalidade feminina são 40 tiros e na masculina são 60 tiros. O desafio é acertar um alvo com uma distância de 10 metros.
E então? Gostou das nossas informações sobre as modalidades de tiro esportivo? Qual a sua preferida? Deixe aqui a sua opinião!