A prática do tiro esportivo atrai cada vez mais praticantes interessados na modalidade como hobby ou para competição. É importante que aqueles que estão começando tenham consciência de que o tiro esportivo precisa de equipamentos adequados e de cuidados para evitar acidentes.
Para praticar esse tipo de esporte, o atleta precisa ter calma, concentração e confiança para realizar todas as ações da melhor forma possível e evitar contratempos.
Confira neste post o que você precisa saber sobre armas de pressão, munição e equipamentos de segurança para começar a praticar o tiro esportivo.
Armas de pressão
As armas de pressão são recomendadas para a prática do tiro esportivo. Com esse tipo de arma, o objetivo é atirar chumbinhos no alvo. Em geral, elas são capazes de disparar apenas um tiro por vez. A força com que as armas de pressão disparam os projéteis é bem menor do que o caso de uma arma de fogo, por exemplo.
Há vários tipos de arma de pressão para a prática desse esporte, entre elas estão as carabinas e as pistolas. As carabinas são maiores, têm cano longo e são indicadas para atirar a distâncias maiores.
As carabinas também são armas pesadas, os modelos direcionados para os homens podem pesar até 8 quilos e os modelos voltados para as mulheres pesam até 5 quilos. Elas dispõem de apoio para o ombro e, ao atirar, é necessário utilizar as duas mãos para apoiar a arma e realizar o disparo.
Já as pistolas são armas mais compactas, de cano curto e, ao atirar, é possível segurá-las com apenas uma mão.
Munição
Existem vários tipos de chumbinho para armas de pressão. Os calibres variam entre 4 e 6 mm e cada um é indicado para determinadas práticas e situações. Existem chumbinhos:
diabolo;
esféricos;
de cabeça pontiaguda;
de cabeça plana;
de cabeça arredondada;
de cabeça oca.
Segurança
É preciso ter muito cuidado quando se manuseia armas de pressão. É importante lembrar que, de forma alguma, elas devem ser consideradas brinquedos e que também não podem ser manuseadas por crianças.
Além disso, devemos considerar que elas são capazes de produzir ferimentos similares aos das armas de fogo e, por isso, devem ser utilizadas apenas em locais próprios para o esporte. No restante do tempo devem ser guardadas sem munição, travadas, em uma maleta ou bolsa própria.
Ao praticar o tiro esportivo é importante que a pessoa mantenha-se concentrada e evite distrações, para prevenir ao máximo disparos acidentais.
Além disso, a prática do tiro esportivo deve ser realizada em locais que não permitam a possibilidade de passagem de animais ou de pessoas próximo da área de disparo e dos alvos. O ideal é que atrás dos alvos haja uma parede ou alguma estrutura que impeça a passagem dos projéteis para outro ponto.
Proteção para os olhos
Um dos mais importante equipamentos de proteção individual para o praticante de tiro esportivo são os óculos de proteção. Eles protegem os praticantes de fragmentos de projéteis que possam causar ferimentos.
Proteção para as orelhas
Também é indicado o uso de protetores auriculares para a prática do tiro esportivo. O ruído das armas de pressão é bastante alto e, sem essa proteção, o praticante do esporte pode desenvolver perda auditiva ao longo do tempo.
Essas são as informações básicas que os interessados no tiro esportivo devem conhecer. Tome as devidas precauções, utilize o equipamento de segurança e curta esse esporte que promove a descarga de adrenalina, a melhora da concentração e do foco.
Para conhecer mais sobre as modalidades do tiro esportivo, leia este post.