O Airsoft é um esporte baseado em uma simulação de guerra, na qual os jogadores usam de armas de disparo para acertar os seus oponentes. Como é considerado um desporto, ele tem regras pré-definidas para os jogadores.
Já o Milsim Airsoft é uma categoria mais focada na simulação militar propriamente dita. A expressão “milsim” vem do inglês: military simulation. Essa categoria, como todas as outras do airsoft, exige um espírito muito ético. Os jogadores precisam se manter em uma conduta e buscar ser fiéis à realidade e à história.
Para que você entenda melhor sobre essa modalidade, mostraremos diversos pontos importantes a seguir. Confira!
Conceito
Na simulação militar, existe um foco muito forte na veracidade. Os termos da comunicação, os tipos de armas, as táticas executadas e até as regras de combate devem parecer reais.
Normalmente praticada por jogadores mais avançados no airsoft, esse tipo simulação exige que o praticante tenha que cumprir missões específicas no começo da sua operação. O combate não é necessariamente o foco.
As missões podem variar entre sobrevivência, captura de um alvo, invasão, proteção de área, entre outros. Como as regras tentam aproximar o jogo com a realidade, são colocadas regras médicas, de tempo, fardamento e até de munição para simular o mais próximo de verdadeiras guerras.
Algumas disputas chegam a durar até 3 dias e possuem simulação de ferimentos (se em outras categorias você morre com um tiro, na milsim é muito comum a presença de médicos que podem curar o ferimento dependendo do local atingido). Além disso, é muito comum a limitação de munição onde as armas possuem o mais próximo do real das armas que inspiraram os seus modelos.
Ambientação
Diversas partidas de milsim airsoft contam com ambientações de disputas históricas como a Segunda Guerra Mundial, Guerra do Golfo etc. Além disso, personagens históricos específicos são retratados acompanhados de outras carreiras tradicionais como policiais, médicos e snipers. Isso agrega e muito nessa modalidade, adicionando emoção e riqueza de detalhes para as disputas.
Classificações
As simulações de larga escala são mais intensas, focadas em missões específicas e com uma fidelidade maior à realidade. A cadeia de comando desempenha funções muito específicas para coordenar as equipes. Por isso, cada jogador, normalmente, recebe um objetivo determinado e um papel muito claro para proceder.
No entanto, tudo é mais regrado nesse tipo de simulação — mesmo os uniformes são totalmente adaptados para viver a situação da forma mais real possível. É incrível a possibilidade de reconstruir histórias e situações de guerra.
Já nas simulações limitadas (as mais comuns), o foco é mais no combate direto e em missões mais abrangentes. Cada equipe possui um comando e uma identificação. Nessas partidas, você tem situações de troca de tiro, mas também mais complexas do que partidas comuns de airsoft.
Em contraste com as categorias anteriores, a modalidade For Fun não pertence ao milsim airsoft. Esse tipo de categoria valoriza mais os confrontos armados diretos do que a realidade. Normalmente, ela não possui médico ou papeis específicos para os jogadores. No entanto, por ser mais simples, ela serve de porta de entrada para o airsoft.
Segurança
O airsoft, praticado da maneira correta, é um esporte muito seguro. Por isso, o uso de equipamentos especiais para a prática (como viseiras) e para a proteção — como as máscaras com grades para o rosto — são indispensáveis. É prudente também a utilização de joelheiras, rádios comunicadores, lanternas e cotoveleiras.
Além disso, os praticantes devem ter muito cuidado com as suas armas, mantê-las travadas enquanto não estão praticando o esporte e deixá-las fora do alcance de crianças.
Agora que você já conhece mais sobre o milsim airsoft, ainda restou alguma dúvida? Qual a sua impressão sobre essa modalidade? Comente aqui no post!