Há tempos os esportes de aventura deixaram de ser apenas para os homens e as mulheres estão conquistando seu espaço. Elas descobriram sua paixão pela aventura, seja como um hobby ou como profissão. Listamos algumas mulheres que praticam esportes de aventura e que mostram que o lugar da mulher é onde ela quiser. Confira!
As mulheres no surf
Margot Rittscher foi a primeira mulher a subir numa prancha de surfe em território brasileiro. Desde 1936 o surfe continua um esporte predominantemente masculino, mas de lá pra cá surgiram muitas surfistas, que fizeram carreira e ganharam vários campeonatos internacionais, como Jaqueline Silva, que já foi a segunda maior surfista do mundo!
Os campeonatos de surfe voltados para as mulheres e a participação feminina cresceram bastante. Apesar disso, as mulheres ainda sofrem pela falta de apoio e patrocinadores. Mas elas seguem em frente e lutam pelo seu lugar no esporte.
As mulheres no camping
Há mais de 40 anos Dona Joana e seu marido Luiz acampam por todo o Brasil. Quando eles começaram, os três filhos do casal — com dois, seis e nove anos —, acompanhavam as viagens. Atualmente, ela e o marido continuam acampando, com ou sem os filhos.
Em uma homenagem em seu blog, Luiz fala que sua esposa é a parceira ideal. Uma mulher companheira, participativa e com espírito esportivo, que sempre o lembra de que o sol vai surgir depois da chuva.
As mulheres no Airsoft
Quem acha que o airsoft é só para os homens está muito enganado! As mulheres também entram no jogo, com as roupas camufladas, óculos de proteção, coturno e armas. Os homens ainda são maioria, mas a participação feminina está crescendo.
Carol Grillo é uma dessas mulheres que se aventuram no esporte e incentivam outras mulheres a entrarem também. Em seu canal no Youtube ela fala sobre a presença da mulher no airsoft, dá dicas e faz resenhas das armas, entre outros assuntos.
As mulheres no ciclismo
Kizzy Morais não era fã da academia, mas sempre gostou de atividade física. A solução que ela encontrou foi pedalar! A possibilidade de poder entrar em contato com a natureza, conhecer as maravilhas do Tocantins e a liberdade são algumas das razões que a motivam.
Ela conta que enfrentou preconceito por ser mulher, por acharem que não daria conta do percurso. Mas ela enfrenta e mostra que é capaz, sim, e que a mulher tem o seu espaço garantido no esporte.
As mulheres na pesca
Luana Karine é uma das apresentadora na Fish TV, com o programa Elas na Pesca, e mostra que as mulheres também podem ser grandes pescadoras. Ela nasceu no interior de Santa Catarina e a pesca é o seu estilo de vida. No programa, ela percorre o Brasil e a Argentina atrás de grandes peixes e mostra toda a sua técnica na briga para fisgar um troféu.
Assim como Luana, muitas mulheres provam que a velha história de que mulher na pescaria dá azar é mentira. A presença feminina em viagens de pesca cresce a cada dia e a grande reclamação delas é a dificuldade em achar produtos específicos para o gênero.
O prazer de praticar um esporte aliado ao prazer de estar em contato com a natureza e a adrenalina torna crescente o número de mulheres que praticam esportes de aventura. Elas quebram tabus e mostram que também podem se aventurar.
Que tal incentivar sua mãe a fazer parte de algum destes esportes neste dia das mães? Saia do quadrado e dê um presente que pode ajudá-la a ter um estilo de vida mais ativo e saudável. Clique aqui e veja algumas ofertas em nosso site.
Agora que você já se inspirou a praticar um esporte de aventura, confira mais esportes de aventura: como aproveitá-los com segurança?