Aventura Dicas Lazer

Saia da rotina: 6 dicas de como acampar gastando pouco e com segurança

6 dicas para acampar gastando pouco
Escrito por Lazer e Aventura

Acampar tem se tornado uma das formas mais procuradas de turismo nos últimos tempos. No entanto, nem todo mundo prefere um camping para se hospedar, já que esses são locais pagos. Há quem prefira acampar gastando pouco e optando por espaços públicos, tornando a viagem mais econômica e diferente.

Porém, ao escolher acampar em áreas abertas, também conhecido como camping selvagem, é importante estar ciente de que você não contará com o conhecimento de um guia local ou com uma infraestrutura confortável com banheiro, chuveiro, fogão e geladeira.

Portanto, para evitar imprevistos ou problemas que possam atrapalhar o passeio, é essencial estar atento a uma série de cuidados e fazer um bom planejamento de viagem. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com dicas de como acampar gastando pouco e quais equipamentos levar para garantir que você possa explorar melhor essa experiência. Continue a leitura e confira!

Dicas para acampar gastando pouco e sem dor de cabeça

Em um acampamento selvagem, você não terá acesso à internet, sinal de celular ou a qualquer tipo de fonte de energia. Além disso, você provavelmente estará em um local isolado e remoto, distante de cidades ou de qualquer ajuda necessária.

Por isso, é preciso pensar em todos os detalhes para garantir que o acampamento seja divertido e sem problemas.

Confira seis dicas práticas que separamos para você acampar com segurança e tranquilidade, sem sustos ou surpresas. Confira:

 1) Informe-se bem sobre o destino

Para garantir que a experiência de acampar gastando pouco seja segura e prazerosa, a primeira etapa é fazer um planejamento detalhado da viagem e conseguir o máximo de informações possíveis sobre o local de destino.

É importante descobrir se o destino escolhido não é utilizado como área de caça esportiva, entender as características climáticas do local e identificar cidades ou povoados próximos ao destino.

Esse tipo de informação permite acampar com mais tranquilidade, ajuda a decidir quais itens serão essenciais para sua estadia e a definir qual meio de locomoção será a melhor opção para chegar até o local.

Também é válido incluir no seu planejamento os locais mais próximos para se obter socorro. Como você estará, muitas vezes, distante da cidade, é fundamental saber onde fica o hospital mais próximo, medida que faz toda a diferença em uma situação de emergência.  

2) Escolha um local adequado para montar a barraca

Chegando ao destino, analise o território e observe qual o melhor local para acampar e montar a barraca.

O ideal é escolher um lugar plano, distante de árvores e que fiquem acima da cidade ou estradas. Observe também o fluxo de circulação de pessoas para evitar curiosos.

Além disso, o terreno escolhido para acampamento deve ser seco e bem nivelado, para evitar formar poças d’água embaixo da barraca em caso de chuva. Importante também é limpar o local, tirando pedras ou galhos para não danificar a barraca.

3) Leve uma barraca adequada

Tão importante quanto decidir onde instalar a barraca, é fundamental definir o seu modelo. A cor é fator importante, e o indicado é escolher opções mais coloridas, pois elas facilitam a localização de pessoas e outros equipamentos.

Barracas de fácil montagem e locomoção também são indicados para uma melhor experiência e, caso seu objetivo seja acampar gastando pouco, é fundamental escolher um modelo impermeável para proteger seus equipamentos de qualquer tipo de danificação por chuvas.

Barracas menores, indicadas para duas pessoas, acomodam com bastante conforto uma pessoa com seus equipamentos e ainda são ideais para locais mais frios porque concentram melhor o calor.

Mas se a ideia é acampar em casal ou dividir a barraca, prefira os modelos maiores que também são indicados para locais quentes porque, devido ao seu espaço maior de ventilação, ajudam a suportar o calor.

Por fim, em casos de barracas que serão usadas pela primeira vez ou se você é estreante na prática, faça testes em casa para aprender como montá-la e se familiarizar com o produto.

4) Atenção à montagem e desmontagem do acampamento

Em um acampamento selvagem, é necessário adotar medidas para a sua própria segurança. Por isso, caso você já tenha mais experiência neste tipo de aventura, o ideal é montar sua barraca ao entardecer para não chamar atenção de pessoas ou ser notado por animais perigosos.

Também é muito importante deixar o local limpo, sem lixos ou vestígios de sua presença. Além de ser uma medida de segurança, é uma questão de cuidado e respeito ao meio ambiente e sua preservação.

5) Comidas e utilidades para cozinhar

Não dá para ficar sem se alimentar, não é mesmo? Por isso, é importante levar utensílios básicos de cozinha para o preparo de refeições simples como o café da manhã, por exemplo.

Cozinhar em um acampamento não é uma tarefa simples, mas que pode se tornar mais fácil com a ajuda de alguns itens e truques que você deve seguir.

Certifique-se também de que a quantidade de comida será suficiente para todo o período da viagem, para garantir que não haja falta ou excesso de alimentos.

Essenciais para a alimentação no passeio, estes são alguns dos itens que vão garantir que você e seu grupo possa economizar com na hora de comer e acampar gastando pouco:

  • Panelas, talheres e tigelas;
  • Fogareiro e gás;
  • Bolsas ou caixas térmicas para alimentos;
  • Isqueiro;
  • Abridor de latas e garrafas;
  • Coador de café;
  • Saco de lixo.

Quanto aos alimentos, a sugestão é escolher opções práticas e não perecíveis. Prefira produtos prontos, frescos e enlatados que são mais seguros e evitam riscos de intoxicação alimentar.Algumas sugestões de alimentos para levar ao acampar são:

  • Água
  • Frutas como maçã e pera;
  •  Café para coar ou instantâneo;
  • Sopas;
  • Leite em pó;
  • Feijão, atum e ervilha em lata;
  • Bolachas doces e salgadas;
  • Barras de cereal;
  • Chocolate.
  • Alimentos prontos, embalados a vácuo.

Ao levar esses itens com você, será possível acampar gastando pouco, sem abrir mão de uma boa alimentação.

6) Kit primeiro socorros

Seja qual for o seu destino, ele provavelmente estará em uma região afastada e isolada. Portanto, se ver diante de uma emergência médica ao acampar pode ser um problema grave.

Por isso, é fundamental ter em sua mochila um kit de primeiros socorros para garantir que o passeio não termine antes do planejado.

Alguns itens que você pode incluir em seu kit médico:

  • Gazes e ataduras;
  • Tesoura sem ponta e termômetro;
  • Curativos de vários tamanhos;
  • Soro fisiológico;
  • Fita micropore e esparadrapo;
  • Remédios como antialérgico, anti-inflamatório, analgésico, antiácido e relaxante muscular.

Também é importante lembrar que itens de higiene pessoal são imprescindíveis, como, por exemplo, sabonete, escova e pasta de dentes, lenço umedecido e papel higiênico. 

Locais para acampar gastando pouco

Um dos principais meios de economizar no acampamento é priorizar o uso de espaços públicos para evitar gastos com campings profissionais. Por isso, é importante conhecer as opções mais próximas de você. 

Se você mora em Londrina ou região, está a fim de curtir um acampamento diferente e deseja sair da rotina, saiba que existem lindas cachoeiras e muito espaço verde próximo à cidade que vale a conhecer.Veja algumas sugestões de locais para acampar gastando pouco na região de Londrina:

– Salto do Apucaraninha

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O Salto do Apucaraninha é uma cachoeira de 116 metros de altura e que fica localizada em Tamarana, a cerca de 80 km de Londrina. A cidade conta com áreas de mata nativa ideais para quem gosta de trilhas, rapel e trekking.

Por estar localizado em uma reserva indígena, o salto não apresenta uma estrutura própria de camping ou de apoio ao turista. Além disso, só é possível realizar o acampamento com uma autorização prévia, e realizá-lo sem essa permissão não é indicado, podendo apresentar riscos para sua segurança.

Portanto, caso você queira visitar o local e acampar gastando pouco, é necessário pedir autorização a Funai de Londrina para ter acesso ao salto. O processo costuma ser rápido e fácil.

– Pico Agudo

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Localizado em Sapopema, a 126 km de Londrina, o Pico Agudo é considerado o ponto mais alto do norte do Paraná, com aproximadamente 1.100 metros de altura em relação ao nível do mar.

Rodeado de muita área verde, trilhas e vias de escalada, é possível acampar em locais próximos ao pico e já  até existem áreas demarcadas para acampamento.

O local é uma ótima opção para se conectar com a natureza e desfrutar de belas paisagens.

– Salto das Orquídeas

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O Salto das Orquídeas também fica localizado em Sapopema e, para visitar suas cachoeiras, é preciso pagar uma taxa. Porém, a região próxima ao ponto turístico conta com belas quedas d’água, trilhas e várias outras belezas naturais para serem apreciadas.

Não é difícil encontrar um bom local para acampar e, além das cachoeiras, você pode explorar cavernas e outras formações rochosas do local.

– Serra do Cadeado

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Localizada em Mauá da Serra, a cerca de 90 km de Londrina, a Serra do Cadeado é um local bastante procurado por praticantes de montanhismo, rapel, trilhas e ciclismo.

O lugar também conta com belas cachoeiras que são rodeadas de enormes montanhas. Encontrar um local para acampar por lá não será difícil e as belezas naturais da serra fazem o passeio valer a pena.

Cuidados e precauções ao acampar

Agora que você já sabe as dicas e locais públicos para acampar gastando pouco, vamos listar algumas dicas de como ter mais segurança no seu acampamento. Confira!

Evite ficar próximo às margens de rios e cachoeiras

Acampar próximo a rios e cachoeiras pode parecer uma ótima ideia porque permite a pesca ou um banho rápido durante a estadia. Porém, essa decisão pode trazer riscos e perigos, já que você pode ser surpreendido por uma tromba d’água.

Ela ocorre quando chove muito na nascente do rio, mas o fluxo demora a atingir essa parte mais seca. Isso faz com que a água venha com muita força e velocidade, atingindo o seu local de acampamento e, muitas vezes, causando sérios acidentes.

Cuidado com as fogueiras

Fazer uma fogueira à noite para aquecer, iluminar o local ou até mesmo para o preparo de alguma comida parece uma ideia perfeita para um acampamento. Porém, essa não é uma atitude recomendada e, por isso, prefira encontrar alternativas para atender a essas necessidades.

A fumaça da fogueira chama a atenção e ainda podem causar incêndios ou outros malefícios para o meio ambiente.

Nunca deixe a barraca aberta

Sua barraca deve estar sempre fechada para evitar a entrada de mosquitos e insetos e, em casos de locais mais selvagens, de outros animais indesejados, que podem surpreender e estragar a viagem.

E, caso você precise se afastar de sua barraca por um tempo, o indicado é trancar o zíper com um cadeado. Afinal, seus pertences estarão todos ali e você deve protegê-los contra furtos.

Acampar em locais isolados requer cuidados redobrados com segurança, já que em caso de problemas, o acesso à comunicação ou à cidade mais próxima pode ser um desafio a mais para resolver uma emergência.

O que você deve levar para acampar?

Repelente, protetor solar e labial, garrafas de água e óculos de sol são algumas coisas básicas e importantes de levar para um acampamento.

Porém, para acampar gastando pouco com segurança e tranquilidade, é indispensável também contar com itens e equipamentos que vão ajudar a garantir que essa experiência seja agradável e divertida. Vamos lá!

Lanterna

Barraca

Colchão inflável/saco para dormir

Mochilas e malas

Cooler e bolsa térmica

Produtos para hidratação

Ferramentas e acessórios

Roupas e calçados apropriados

Depois de conferir todas essas dicas de como acampar gastando pouco, basta começar a planejar sua próxima aventura! Acampar em áreas públicas é uma ótima oportunidade para usufruir tudo o que a natureza tem a oferecer e se desconectar da correria do dia a dia.

Vale ressaltar que, se você é um iniciante, o ideal é optar por locais com estrutura pronta. Mesmo que o investimento seja um pouco maior, você terá o primeiro contato com o acampamento de forma segura e descobrirá as suas necessidades para a próxima expedição. Assim, quando se sentir seguro e experiente, você poderá desfrutar de um camping selvagem com segurança! 

Se precisar de algum equipamento, conte com a Lazer e Aventura para encontrar tudo o que você precisa para acampar com conforto e segurança. Não hesite em entrar em contato com nossos consultores e tirar todas as dúvidas antes de se aventurar.

E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog para as próximas atualizações!

 

 

Sobre o autor

Lazer e Aventura

Deixar comentário.

Share This