Dicas Lazer Pesca

Dicas para pescar em dias ruins

pescar em dias ruins pode ser mais fácil seguindo algumas dicas. Confira!
Escrito por Lazer e Aventura

Quando o mar não está para peixe

Todos os pescadores, desde aqueles mais experientes até os iniciantes, já tentaram ou irão pescar em dias ruins. Esses dias difíceis na pesca podem acontecer por diversos motivos, seja por conta do inverno ou períodos chuvosos, por exemplo.

Independente de onde a pescaria vá acontecer, seja em rios, mares ou em uma propriedade particular, existem algumas técnicas e informações que podem ser muito úteis para ter sucesso na pesca.

Confira abaixo algumas dicas para conseguir pescar em dias ruins e aproveitar ao máximo esse momento com seus amigos, familiares ou até sozinho.

Dicas para conseguir pescar em dias ruins

As dicas abaixo contemplam diversas situações que podem ser as causadoras da sua dificuldade na pescaria, por isso preste atenção para que consiga identificar o motivo, resolvê-lo e sair satisfeito da sua pesca!

Observe o comportamento dos peixes

Conseguir pescar a mesma quantidade de peixes do verão é complicado para muitos pescadores, principalmente no inverno. Isso acontece porque os peixes se adaptam à temperatura da água a cada mudança climática.

Nos períodos mais frios do ano, o metabolismo dos peixes de água doce e salgada desaceleram, por isso eles não vão tanto em busca de alimento como no verão.

Para conseguir pescar em dias ruins no inverno, é fundamental que se tenha consciência desse tipo de comportamento dos peixes para não se frustrar ou fazer comparações com a produtividade em dias mais quentes.

Pescar no inverno, principalmente, é contar com paciência e buscar entender como o comportamento dos peixes nos períodos frios podem ser melhor aproveitados.

conheça a diferença entre peixes de água doce e peixes de água salgada
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Identifique quando o peixe está manhoso

Garantir a pesca nos dias que o peixe está manhoso pode parecer difícil, mas existem algumas atitudes que podem transformar seu dia de pesca ruim.

A primeira delas é tentar identificar a altura em que o peixe se alimenta para variar a altura do chicote. Outra dica para fisgar peixes manhosos é não usar azóis muito grandes para não atrair atenção indesejada e conseguir ser o mais discreto possível para pescá-los.

Fazer com que a boia fique ancorada e a isca imóvel por mais tempo no mesmo lugar pode ser uma ação que fará a diferença na sua pescaria. Bem como, procurar observar se a linha está atrapalhando seu desempenho e diminuir aos poucos para medir os resultados.

Troque o tamanho do anzol

Os anzóis também podem ser fatores importantes para conseguir pescar em dias ruins, procure variá-los e faça testes com anzóis menores, desta forma será possível obter resultados interessantes.

Às vezes, o peixe está batendo na isca, mas não engata porque seu anzol é muito grande, por isso é interessante reduzi-lo e observar como os peixes vão se comportar.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Saiba quando usar iscas artificiais e iscas naturais

As iscas artificiais são ótimas opções para pescar no inverno, já que os peixes tendem a ficar mais no fundo da água e acabam ficando mais lentos. Para acompanhar seu comportamento, as iscas artificiais com trabalho de fundo, especialmente, são ideais por se tornarem alvos mais fáceis.

As iscas de fundo são aquelas capazes de atrair os peixes localizados em regiões de maior profundidade. Existem diversos modelos, como a Minnow Sinking, a Jig, a Grub, entre outros.

Durante o inverno, é possível, também, pescar peixes pela superfície. Portanto, recomenda-se intercalar a pesca com iscas de superfície para conseguir fisgar peixes mesmo em dias ruins.

Já as iscas naturais são muito utilizadas para aqueles peixes que são mais seletivos, por isso, ao investir em massas, ração, frutas, embutidos ou pequenos peixes como isca, é possível estimular tanto a visão do animal quanto o olfato e paladar.

Para saber quais iscas vão ajudá-lo a obter bons resultados em dias que a pesca está ruim, é importante fazer testes e trocá-las ao longo do dia para conseguir fisgar o maior número possível de peixes.

Como pescar em dias ruins com iscas naturais e iscas artificiais
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Aprenda a identificar os canais e poços mais fundos

Os dias ruins de pescaria podem estar atrelados ao local em que você está pescando.

Em casos de pescaria no mar, para encontrar grandes espécies de peixes, buscar por canais, remansos e poços profundos no mar é essencial.

Um forte indicador da presença de peixes grandes no mar são locais em que a espuma, em meio a rebentação, parece diminuir ou tem uma aparência mais lisa.

Além disso, para a identificação de peixes em locais fundos, é altamente recomendado o uso do Sonar, acessório muito comum nas embarcações. Trata-se de uma técnica que usa a propagação sonora sob a água para detectar objetos presentes nela, como outras embarcações ou grandes animais.

Enquanto nos rios, é possível fazer boas pescas em canais, pois o movimento natural da água move sedimentos que servem de alimentos para diversos peixes, podendo tornar a pesca mais fácil. Até mesmo os poços podem ser efetivos para a pesca de algumas espécies em rios, como no caso do cachara, pirara e corvina, por exemplo.

Esteja sempre atento quando pescar em dias ruins

Em dias difíceis de pesca, o pescador não pode se distrair. Diferente dos dias quentes e sem chuva, quando a quantidade de peixes que atacam a isca é maior, o pescador não pode se distrair em dias difíceis.

Pescar em dias ruins exige atenção redobrada para não perder nenhum detalhe, por isso mantenha sempre as mãos na vara e olhos na água, e, ao menor indício de peixes beliscando a isca, esteja pronto para fisgá-los.

Fisgue peixes na superfície em dias chuvosos

Os dias chuvosos podem tornar sua pescaria difícil, por isso, além de se manter distante das áreas escorregadias, é possível fisgar alguns peixes durante a chuva.

Apostar na pesca na superfície pode ser interessante, visto que, por ela ser mais oxigenada, os animais costumam buscar por alimentos na parte mais alta da água, possibilitando maior chance de serem capturados.

Pesque em locais de fácil acesso

Muito além de pescar em dias ruins, principalmente em dias de chuva, é importante também manter sua segurança e ir para locais de fácil acesso para pecar sem problemas.

Evitar locais escorregadios como atoleiros, estradas de terra e áreas de pedra, vai te ajudar a se manter seguro e ainda encontrar peixes para fisgar.

Ao perceber que há risco de chuva, é importante buscar por um lugar com cobertura, como em pesqueiros. Desta maneira, você pode desfrutar da sua atividade preferida sem correr riscos desnecessários.

Persistir é o passo importante

Para pescar em dias ruins, nada é mais importante do que a insistência. Entender os comportamentos dos peixes, observar os anzóis, iscas e local em que se pesca, são atitudes fundamentais para que você consiga relaxar e se divertir sem frustrações.

Mas, para fazer tudo isso, é necessário ter paciência e dedicação, pois é um trabalho que vai exigir muita observação se você desejar transformar esses dias mais difíceis na pesca da água para o vinho.

Quer saber como melhorar ainda mais a sua pescaria? Veja mais dicas sobre pesca para iniciantes e pescadores experientes AQUI!

 

 

Sobre o autor

Lazer e Aventura

Deixar comentário.

Share This