É muito comum a confusão entre airsoft e paintball. Essas atividades repletas de emoção são bem similares aparentemente. No entanto, elas possuem diferenças importantes.
Por isso, vamos listar as características de cada um, falando sobre as armas, os locais de disputa e as demais peculiaridades. Continue a leitura e confira!
Conceito
O paintball é uma atividade mais descontraída praticada até por crianças e possui torneios. Por outro lado, o airsoft funciona mais como uma simulação militar de combate, que só pode ser praticado por adultos e não possui competições. O seu foco é voltado para a execução e na quantidade de variações de jogos possíveis.
No airsoft, por exemplo, existem modalidades de pique-bandeira, resgate de reféns, desarme de bomba, sobrevivência e inúmeras outras atividades que desafiam a sua habilidade de fazer a execução perfeita.
A cada momento, é preciso que se use uma tática elaborada para que você consiga cumprir a sua missão. No paintball, a troca de tiros tem uma maior ênfase em detrimento da tática e estratégia do airsoft.
Armas
No quesito armas, existe uma diferença bem clara. O paintball possui armamentos chamados marcadores, que funcionam a partir de um sistema de propulsão à base de gás carbônico ou ar comprimido.
Já o airsoft tem armas que são mais parecidas aos armamentos militares. Metralhadores, fuzis, pistolas, snipers e espingardas tem uma imitação muito fiel nesta modalidade, podendo ser utilizados por meio elétrico, mola ou gás. Algumas delas possuem diversos modos, como o automático, rajada e o tiro simples com troca pela chave seletora.
Proteções
Em ambas as modalidades, são extremamente necessário equipamentos de proteção como viseiras, óculos de proteção e máscaras para uma execução segura. Contudo, no paintball, a proteção deve ser ainda mais reforçada, as máscaras devem cobrir todo o rosto, assim como é vital o uso de capacetes, roupas de proteção e luvas. No airsoft, em termos de roupa, é possível a utilização de uniformes táticos ou camisetas grossas de manga comprida, porém, é muito comum ver operadores com camiseta manga curta.
Munições
Quanto às munições, elas são completamente diferentes. Se no paintball são utilizadas bolas de tinta colorida que marcam os oponentes e que medem 17 mm de diâmetro, no airsoft são utilizadas bolinhas de plástico com 6mm de diâmetro.
Por conta do material, as munições de airsoft costumam ser quase 4x mais baratas. Além disso, esse esporte conta com a ética dos jogadores ao levarem um tiro por não ter como visualizá-lo. Quanto à dor, diversos jogadores relatam que os tiros têm uma sensação parecida, apesar dos tiros de paintball terem um costume de gerar mais hematomas.
Localidades
Costumeiramente, o airsoft é executado em locais abertos, galpões abandonados, florestas, montanhas e até fazendas. Isso é feito para que se coloque as suas habilidades à prova em ambientes que possam simular uma situação de guerra. Já o paintball ocorre em arenas que, normalmente, são mais planas e preenchidas com objetos infláveis, barris e algumas construções.
Gostou das informações sobre as diferenças entre o airsoft e o paintball? Já praticou as duas modalidades? Comente aqui no post sobre a sua experiência!