Não sabe o que é Airsoft? Bom, ele é um esporte, porém um pouco diferente do que as pessoas estão acostumadas, pois se baseia em uma simulação de guerra na qual os jogadores utilizam armas de disparo munidas de esferas plásticas para atingir os oponentes.
Como é considerado um desporto, ele tem regras pré-definidas para a ser praticado. Apesar de ser baseado em guerras, esse esporte é muito seguro e conta com a moralidade dos jogadores de se acusarem ao levarem um tiro. Além disso, ele exige muita tática e disciplina, podendo ser realizado em diversos terrenos.
Se interessou e quer conhecer mais sobre o Airsoft? Então acompanhe alguns pontos básicos sobre o esporte no post de hoje!
1. Segurança em primeiro lugar
O Airsoft, se realizado da maneira correta, é um esporte muito seguro. Por isso, existem equipamentos especiais para a prática. O Loadout, como é chamado as roupas e equipamentos que compõe a proteção, consiste por exemplo em: Viseiras (óculos), capacetes, máscara para a proteção do rosto, farda (calça e gandola), luvas, botas (coturnos) e coletes, entre outros itens. É importante lembrar-se de sempre deixar as armas apontadas para locais seguros enquanto não se está praticando, além de colocar a trava. É inaceitável que as utilize em lugares públicos ou, muito menos, deixá-las ao alcance de crianças.
Para a prática de Airsoft, é necessário usar óculos específicos para a sua própria segurança. Sem se esquecer, também, da grade no rosto para proteger a parte inferior da face. Além disso, é prudente colocar joelheiras e cotoveleiras, pois elas garantem uma proteção adicional.
2. Um por todos, todos por um
Airsoft não se joga sozinho, é um esporte coletivo. Nesse sentido, é necessário formar duas equipes para que se tenha uma disputa. Dá pra juntar os amigos ou até procurar por comunidades para montar a sua equipe.
Existem alguns papéis para compor um grupo que podem variar dependendo da região ou até estilo de jogo. No entanto, as definições básicas são:
- infantaria: jogadores que utilizam armas pequenas ou médias e normalmente são da linha de frente;
- artilheiro de apoio: carrega armas pesadas para cobrir os jogadores de assalto;
- sniper: usa armas de longo alcance.É muito importante para pegar adversários desprevenidos.
3. Tipos de jogos
Existem vários tipos de jogo que se pode encontrar no Airsoft, mas um dos mais conhecidos é uma variação do famoso “pique-bandeira”, no qual o jogador tem que capturar um objeto do time adversário e trazer para a sua base.
Outra modalidade é o “desarmar a bomba” — estilo que exige que um time plante uma bomba em determinada localidade enquanto a outra equipe tem que proteger o território e não deixar que a bomba seja colocada. Existe, ainda, o tipo mais tradicional conhecido como “último homem”: nele, ganha o grupo que conseguir neutralizar todos os oponentes.
Vale lembrar que o Airsoft é repleto de mecânicas e modalidades que dependem de cada região, o que importa é que você pratique a que mais gosta e que te deixe mais confortável.
Agora que você já sabe o que é Airsoft, está a fim de começar a praticar? Ou você já pratica e tem uma modalidade preferida? Comente aqui no post!