Para quem se sente entediado dentro de casa ou preso dentro da academia e quer aproveitar um pouco mais do mundo, as atividades a céu aberto são uma ótima alternativa para se exercitar. Os benefícios do esporte ao ar livre são inúmeros, variando desde uma bela vista da cidade até uma melhor oxigenação cerebral.
Pensando nisso, preparamos este artigo com informações essenciais para você que deseja começar ou aprimorar suas práticas nesse tipo de modalidade. Então, continue a leitura e saiba mais!
Benefícios do esporte ao ar livre
Não é incomum ouvir pessoas reclamando que se sentem presas quando estão fazendo exercícios em ambientes fechados. E, muitas vezes, desestimuladas por essa situação, acabam desistindo.
Contudo, praticar esportes é importante, pois a atividade física — quando feita de maneira adequada e acompanhada por um profissional — reduz o risco de doenças, libera endorfina, traz mais disposição e, até mesmo, mais flexibilidade ao corpo.
Além disso, os esportes são bons aliados no combate à ansiedade. Logo, não praticar não é das melhores opções. Nesse sentido, as modalidades esportivas ao ar livre são uma ótima alternativa, pois não só proporcionam todos os benefícios citados da atividade física em si, mas ainda vão além.
Dentre os benefícios do esporte ao ar livre estão:
contribuem para aliviar o estresse diário — pelo fato de, ao fazer os exercícios, você poder contar com uma interação direta com a natureza e com vistas de incríveis paisagens naturais, isso ajuda a acalmar e a dar mais tranquilidade;
estimulam o processo de criatividade, concentração e foco;
costumam ser mais econômicos;
dão mais liberdade para os praticantes planejarem seus treinos com calma.
Para que você comece suas atividades ao ar livre, é vital o acompanhamento de um profissional adequado para orientá-lo como começar e manter seu treino.
Além disso, é importante que o praticante tenha uma regularidade nos exercícios visando obter resultados melhores, de forma que o esporte escolhido seja praticado algumas vezes por semana. Também é preciso a utilização do equipamento adequado para a prática. Evite horários com temperaturas extremas, mantenha-se hidratado e tenha uma dieta equilibrada.
Tomadas todas essas devidas precauções, se desafie! Faça treinos mais puxados por conta do vento, do terreno irregular e até das variações de temperatura. E você verá a satisfação que dá superar todos esses obstáculos.
Dicas de esportes para praticar ao ar livre
Corrida e caminhada
Difícil um esporte ao ar livre ser mais tradicional do que a corrida ou a caminhada. A caminhada tem uma grande vantagem por ser mais simples e ideal para quem está começando. Já a corrida dá um pouco mais de intensidade e costuma queimar mais calorias.
Mergulho
O mergulho é uma modalidade esportiva perfeita para quem quer uma imersão na natureza. Além de ser ideal para trabalhar a respiração e a própria natação, ele possibilita ao esportista ter vistas deslumbrantes e desafiadoras.
Airsoft
Saindo do comum, o airsoft é uma boa pedida para quem quer começar a quebrar a rotina de exercícios chatos. Dotado de características que exigem destreza, foco e precisão, o airsoft é uma simulação de combate armado.
Por ser praticado com armas de pressão, ele dá outro dinamismo para os esportes ao ar livre e faz com que o praticante tenha uma outra percepção do ambiente ao seu redor.
Então, gostou das nossas dicas sobre os benefícios do esporte ao ar livre? Aproveite e conheça mais 5 opções saudáveis e divertidas para potencializar sua qualidade de vida!