Você conhece as principais diferenças entre peixes de água doce e salgada? Cada um deles tem suas próprias características e podem ser encontrados em diferentes lugares, o que influencia diretamente a maneira como são pescados.
Diferentes espécies costumam ter suas origens mais específicas, entre esses dois tipos de água. Esse fator também diferencia a carne do animal, que pode adquirir propriedades únicas, dependendo de onde ele se desenvolveu.
Há muitos detalhes interessantes que diferenciam os peixes de água doce e salgada, o que faz necessária uma abordagem mais profunda. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
As características do peixe de água doce
Quem costuma pescar observa a principal característica dos peixes de água doce: eles, de modo geral, são menores que os de água salgada. Essa diferença de tamanho se dá porque a vida nesse habitat faz com que acabem retendo mais líquido.
Eles costumam viver em rios e lagos, sendo altamente adaptáveis, conseguindo sobreviver e se reproduzir em diversos tipos de ambiente, que podem apresentar variações na qualidade e na temperatura da água, principalmente.
Quanto às condições de pesca
Diferentes peixes se apresentam mais propícios à pesca em períodos distintos. Entretanto, é importante saber que o clima colabora para que a pesca em água doce seja melhor nos meses de março e abril.
Quem se aventurar na pesca em água doce poderá encontrar espécies como tilápia, pintado e pirarucu, bastante característicos, conhecidos e muito consumidos. As melhores iscas para essas espécies são pães, minhocas, queijos e coração de galinha.
As características do peixe de água salgada
Uma das principais diferenças entre peixes de água doce e salgada é o tamanho. Os marítimos são maiores e apresentam mais variações, com diferentes aspectos, texturas de escamas e cores. Sua movimentação também é maior, porque constantemente estão migrando pelos mares.
Apesar de grandes, eles são menos robustos, já que têm menor concentração de água por viverem no mar salgado. Diferentemente dos de água doce, os peixes marítimos são menos resistentes a condições baixas de habitação.
Justamente por esse fato é que constantemente vemos cardumes de peixes mortos, muitas vezes por conta de fatores naturais quanto a alterações da composição da água, principalmente quando isso se dá por elementos químicos.
Quanto às condições de pesca
Os meses de calor, como de outubro a março, são os melhores para a pesca. Isso acontece porque nesse período os peixes se concentram mais na superfície do mar devido à temperatura, que passa a ser mais agradável.
Um fator que faz essa época ser mais positiva é que os predadores dos peixes mais acessíveis também sobem para se alimentar, o que resulta em mais opções. Entre as espécies mais famosas estão o salmão, o atum, a sardinha, o robalo e o namorado. Para ter um bom desempenho na pesca, é importante usar iscas como camarão da região, sardinha e minhoca.
As diferenças entre peixes de água doce e salgada são bem pontuais, se fazendo necessária toda a atenção para que a pesca seja um sucesso.
Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Aproveite e, caso tenha mais alguma dica interessante, conte nos comentários!
[…] a localidade que vai realizar a pesca esportiva ajuda a determinar melhor sua logística, os tipos de peixes e quais equipamentos […]