Lazer

Arco e flecha: origem, regras, história e mais!

Escrito por Lazer e Aventura

Certamente você já ouviu falar do esporte com arco e flecha algumas vezes na sua vida, principalmente nas aulas de história, uma vez que se trata de um dos esportes mais antigos do mundo.

A modalidade possui diversos benefícios seja para a saúde ou bem-estar pessoal, mas poucas pessoas conhecem como funciona o esporte.

Tem interesse em praticar a modalidade, mas não sabe como funciona? Confira um miniguia completo sobre o arco e flecha nos tópicos abaixo!

Como surgiu o arco e flecha?

O uso do arco e flecha se perde na história da humanidade, já que constam registros da utilização desses instrumentos desde as pinturas rupestres.

Alguns pesquisadores afirmam que a sua presença se dá ainda no período Paleolítico, quando os caçadores notaram o potencial dos utensílios para a caça. Seu uso também era para a guerra.

Como funciona o esporte?

O arco e flecha passou a ser utilizado como esporte ainda no século XVII, com um torneio realizado na Inglaterra. O objetivo do tiro com arco é fazer a maior pontuação possível.

O esporte foi introduzido nos Jogos Olímpicos em 1900 e permaneceu até 1920, depois de um tempo fora da competição, voltou no ano de 1972 e se encontra até os dias atuais.

O que eu devo saber para praticar?

Para iniciar no esporte, é preciso se atentar a algumas questões técnicas do tiro com arco, como:

Peso do arco

Refere-se a força para puxar a corda do arco, e não a quantidade de quilos que pesa o instrumento. Para iniciantes, recomenda-se arcos de 25 a 35 libras (lbs) ou 11 a 15 quilos (kg), para que o praticante possa executar os movimentos da forma correta.

Identificação do olho dominante

Todas as pessoas possuem um olho dominante. Alguns problemas surgem porque não necessariamente uma pessoa destra tem o olho dominante no lado direito, e vice-versa.

Para identificar o olho correto é preciso:

  • Olhar um objeto que esteja a 5 ou 10 metros de distância;
  • Colocar as mãos para frente, unindo-as, e, em seguida, deixar um espaço entre os polegares e indicadores;
  • Ao perceber que a sua mão se aproximará de apenas um olho, ele será escolhido como seu olho dominante.

Tipos de Arcos

Existe uma variedade de arcos e cada um possui suas características; o uso eficaz dependerá da técnica e postura utilizada. Os principais são:

Acessórios

Para praticar o esporte, é necessário a utilização de alguns acessórios, o principal deles é a flecha, assim como protetores para os braços e peitorais, dedeiras, mirasalvo e um encordoador.

Filmes que você precisa assistir

Para você que é amante de arco e flecha, vale a pena ver essa paixão em alguns filmes, como:

  • Senhor dos Anéis
  • Coração Valente
  • Os Vingadores
  • Jogos Vorazes

Agora que você já sabe tudo sobre arco e flecha, está na hora de começar a praticar. Gostou do post de hoje? Quer conhecer os equipamentos que oferecemos para ajudar você a se tornar um arqueiro excepcional? Dê uma olhada nos nossos produtos!

Aproveite e conheça também as balestras, ou bestas, que são uma derivação do arco e flecha, mas com muito mais força no disparo.

Sobre o autor

Lazer e Aventura