Imagine a situação: Você está preso em uma casa mal assombrada e tem apenas 60 minutos para escapar! Esse é apenas um entre os muitos cenários do game interativo que vem movimentando a indústria no Brasil e no mundo.
Da aventura ao terror, o jogo têm os temas mais variados, mas sempre com um objetivo em comum: resolver o enigma e escapar da sala em um tempo determinado. É ou não é uma experiência única para os apaixonados por aventura?
Quer saber mais sobre o jogo que vem conquistando o mundo? Descubra o que é escape games e fique por dentro dessa nova mania.
O que é escape games e como surgiu
O escape game surgiu na Ásia, mais precisamente no Japão, em 2007. A ideia do jogo se espalhou rapidamente e já conquistou diversas regiões do mundo. Inspirado no gênero escape the room dos videogames, a proposta do jogo é realizar uma adaptação do esporte para o mundo offline.
A modalidade foi desenvolvida a partir da ideia de criar uma verdadeira experiência sensorial, onde o jogador é envolvido no clima de suspense e precisa se reunir com a sua equipe para solucionar os enigmas.
Pensada principalmente para o público adulto, as histórias variam de acordo com cada sala. Mas, indo além da diversão, o objetivo do game é promover a sintonia entre os seus participantes, estimulando habilidades pessoais e o trabalho em grupo.
Regras do jogo
Em grupos de no mínimo quatro e no máximo oito pessoas, os participantes são trancados em uma sala e têm que se unir para desvendar os enigmas oferecidos por meio de pistas escondidas no cenário. À medida que os mistérios são solucionados, a equipe fica mais próxima de escapar.
Todo o jogo acontece em um tempo determinado. Ou seja, se os jogadores não cumprem a missão no período definido, a equipe perde. Quando o grupo conquista o objetivo dentro do prazo, eles entram para o ranking dos campeões.
Vale lembrar que apenas 20% das equipes participantes conseguem solucionar o enigma.
Escape games no Brasil
Depois do sucesso absoluto no continente asiático, o jogo se espalhou pelo mundo e hoje está presente em mais de 60 países, como Estados Unidos, Inglaterra e Brasil.
Em terras tupiniquins o game chegou em 2015, primeiro na cidade de São Paulo. Hoje, já é possível encontrar as salas de escape games em todas as capitais e grandes cidades do país.
Entre as casas de escape games mais conhecidas podemos destacar Escape 60, Fugativa, Escape Room e The Escape Games.
Além da diversão
Mais do que um momento de diversão e descontração entre amigos, o escape game tem sido muito utilizado como ferramenta para desenvolver as habilidades profissionais e pessoais dos seus participantes.
Entre as grandes empresas, é cada vez mais comum o uso do jogo como uma forma de dinâmica para avaliação e treinamento de funcionários, integração de equipes e processos seletivos.
Além disso, as casas de jogos também atendem instituições de ensino e cursos de idiomas, que usam o game para reforçar o aprendizado dos alunos e sair da rotina de estudos.
Legal, não é? Agora que você já sabe o que é escape games, deixe um comentário no post contando para a gente o que você achou dessa nova tendência do universo dos games.