Lazer

Material de acampamento: afinal, o que não pode faltar?

Escrito por Lazer e Aventura

Acampar é sempre uma aventura, afinal nunca sabemos o que esperar da mãe natureza. Para evitar imprevistos e dificuldades, alguns itens não podem ficar de fora do seu material de acampamento. Mas quais são eles?

Para ajudar você, montamos uma lista com os principais itens que você deve levar quando for acampar. Confira!

Barraca

Esse é o principal item que você deve levar, afinal, ele será a sua casa em meio a natureza. O ideal é que ela seja impermeável, assim você já fica protegido contra possíveis chuvas e ainda pode carregar um item a menos na mochila: a lona.

Na hora de escolher sua barraca, pense em quantas pessoas vão usar, no tempo de caminhada e o peso que carregará.

Saco de dormir

Para dormir quentinho, não podemos esquecer do saco de dormir. Escolha um de acordo com a temperatura a ser enfrentada. Por exemplo: um acampamento em local mais frio e/ou no inverno exige um saco de dormir que aguenta baixas temperaturas. Já um acampamento em locais quentes e/ou verão, por sua vez, não precisa ser tão quente.

Um item que ajuda a dar mais conforto para a hora de dormir e ajuda a manter a temperatura é o isolante térmico. Ele é colocado embaixo do saco de dormir e assim ajuda a segurar a temperatura.

Lanterna ou headlamp

Em um acampamento na natureza a única luz que você terá após o pôr do sol será a sua lanterna. Para ajudar a encontrar as coisas dentro da sua barraca ou explorar os arredores do seu acampamento, conte com uma lanterna ou headlamp — acredite, eles serão muito úteis!

Kit de primeiros socorros

Este é um item muito importante e que não pode ficar para trás, já que é essencial para a sua segurança. Além de levar soro fisiológico, gaze, pomada para queimadura e fita micropore, pode-se incluir alguns remédios para dor, febre e alergias. Caso faça uso de algum medicamento de forma constante, não esqueça de levar também!

Kit de ferramentas

Outro kit que é sempre bom ter à mão é um kit de ferramentas, com alguns itens como canivete, fitas adesivas super-resistentes, fósforo ou pederneira e pilhas extras. Esses itens podem ajudar a resolver pequenas emergências, como acender uma fogueira e consertar a barraca.

Roupas apropriadas

Não esqueça de levar na sua mochila roupas confortáveis para caminhar. Leve uma calça, bota ou tênis de caminhada, blusas de manga comprida. Dê preferência para roupas que tenham tecido transpirável e que sequem rápido. Se for necessário, leve roupas térmicas e casaco corta-vento.

Quando for acampar, não é hora de estrear a bota ou tênis novo. Use e amacie o calçado antes de ir, assim você evita bolhas e dores nos pés. Outro item importante no vestuário é um boné e pescoceira, para proteger o rosto e nuca do sol.

Água e alimentos

Não se esqueça de levar água potável. Nem sempre é possível achar água apropriada para o consumo, por isso é importantíssimo levar sua própria água. Caso não seja possível, leve algo para filtrar a água. Pode ser um minifiltro ou pastilhas de cloro. 

Além da água, leve sua comida — e lembre de escolher alimentos que não azedam com facilidade. Não espere encontrar na natureza o necessário para sobreviver na sua viagem, combinado?

A partir desta lista, você já consegue preparar seu material de acampamento para a próxima viagem. Lembre que cada viagem e tipo de acampamento têm necessidades diferentes. Assim, procure saber qual é a estrutura do local a ser visitado.

E, antes de montar sua mochila para a próxima aventura, confira em nossa loja a sessão de camping. Lá você encontra tudo o que precisar!

 

Sobre o autor

Lazer e Aventura

Deixar comentário.

Share This