Airsoft Dicas

Airsoft para iniciantes: 5 dúvidas de quem quer iniciar no esporte

Airsoft para iniciantes
Escrito por Lazer e Aventura

É possível afirmar que o Airsoft vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. 

A modalidade teve origem no Japão e se destaca por simular situações e táticas militares por meio de armas não letais, conquistando um número expressivo de praticantes também no Brasil.

O Airsoft é capaz de proporcionar uma experiência interativa, social e envolvida por muita técnica e confiança entre os praticantes. Por isso, mostra-se uma modalidade completa e em constante crescimento.

Por esse motivo, no conteúdo de hoje, vamos responder as 5 dúvidas mais comuns de quem quer iniciar no Airsoft.

Vamos lá?

Airsoft, afinal, o que é?

De maneira resumida, é possível definir o Airsoft como um jogo de simulação de operações policiais/militares. Ele pode ser disputado tanto em ambientes abertos quanto em ambientes fechados, simulando áreas como campos de batalha e espaços urbanos.

Cada partida é chamada popularmente de missão, sempre com um objetivo definido e podendo envolver uma ou mais equipes ao longo da dinâmica.

Os participantes utilizam armas de pressão com munições não letais, além do mais, as armas se destacam por serem réplicas muito fiéis às utilizadas por exércitos.

Diferentemente do paintball, os disparos de Airsoft não deixam marcas visíveis nos praticantes, estabelecendo uma experiência mais imersiva e realista.

5 dúvidas comuns para os iniciantes em Airsoft:

Airsoft é permitido no Brasil?

Adquirir uma Airsoft é uma atividade permitida e regulamentada pelo Exército Brasileiro. Isso acontece porque uma Airsoft é acionada por mecanismos como gás comprimido (GBB), molas (Spring) ou ação elétrica (AEG e AEP), atirando munições não letais com uma pressão menor do que uma arma de fogo.

A venda é permitida para maiores de 18 anos e não necessita de guia de tráfego para transporte e nem de registro para compra. Contudo, é recomendado carregar sempre o cupom ou nota fiscal para comprovar a aquisição. E, claro, também manter a ponta da arma sempre pintada laranja (que tem como finalidade se diferenciar de uma arma real).

Airsoft é um esporte?

airsoft-e-um-esporte

Sim! 

Inicialmente, o Airsoft era utilizado apenas para prática de tiro ao alvo, no entanto, seu crescimento estabeleceu a modalidade de combate. Isso conquistou muitos jogadores que estavam à procura de uma experiência mais realista e envolvida por tática e estratégias. 

Com o crescimento da modalidade, o esporte foi se aprimorando. Hoje ele conta com diversos eventos e campeonatos ao redor do mundo, e é praticado com equipamentos táticos e em ambientes profissionais.

airsoft-e-perigoso

Airsoft é perigoso?

Apesar de ser um esporte intenso e de combate, a prática, quando realizada de maneira segura, não carrega tanta periculosidade quanto pode parecer. Na realidade, a segurança está totalmente relacionada ao uso dos equipamentos de proteção durante a missão.

Por esse motivo, é preciso utilizar uma vestimenta adequada durante toda partida (esse assunto será abordado com mais detalhes ainda neste conteúdo).

Onde praticar Airsoft?

onde-jogar-airsoft

Essa resposta vai depender muito da região em que você mora. De maneira geral, a escolha do local deve ser compatível com a modalidade que você irá disputar, podendo contemplar lugares abertos e fechados.

De qualquer forma, é sempre importante prezar por lugares que não tenham aglomeração de pessoas. Assim você garante mais segurança e imersão durante as missões.

Clicando aqui, você terá acesso a um mapa com várias equipes de Airsoft que estão espalhadas pelo Brasil.

Quais são os equipamentos necessários? 

acessorios-para-airsoft

Os equipamentos para Airsoft se dividem entre vestimenta, provisões, armas e munições:

Vestimenta:

Provisões: 

  • Água
  • Comida embalada (principalmente para ambientes afastados)
  • Kit básico de primeiros socorros

Armas e Munições:

Existem diversas opções de armas para quem quer praticar esse esporte, tanto que fizemos um artigo abordando com detalhes tudo o que você precisa saber sobre o assunto, basta clicar aqui para conferir!

armas-e-municoes-para-airsoft

Esperamos que esta publicação tenha te ajudado a dar o primeiro passo rumo a prática desse esporte que só vem crescendo cada vez mais.

Continue acompanhando nosso blog para conferir os próximos conteúdos.

Sobre o autor

Lazer e Aventura