As caminhadas na natureza têm ganhado mais adeptos a cada dia. Isso se deve por ser uma atividade prazerosa, onde é possível entrar em contato direto com a natureza e suas paisagens deslumbrantes. Apesar de existirem trilhas de todos os níveis, desde iniciantes até experts, alguns cuidados são comuns a todos.
Independentemente do nível de habilidade, não tem nada pior do que ficar perdido na trilha. Lembre-se sempre de levar um gps portátil, mapa, bússola, ou até mesmo um smartphone para conseguir visualizar a sua localização, mas pensando que um descuido pode acontecer, preparamos algumas dicas sobre o que fazer para não se perder:
1º passo: fique calmo
Entrar em desespero não vai adiantar nada, só vai piorar a situação. No momento do desespero, você toma más decisões e não consegue pensar claramente. Por isso, quando perceber que está perdido, respire fundo, mantenha a calma e procure manter os pensamentos positivos. Eles vão te ajudar a encontrar soluções.
2º passo: permaneça no local
Se estiver perdido, o melhor que pode fazer é permanecer no local. As buscas vão começar pela última referência onde você foi visto. Por isso, é importante não ficar andando sozinho e nem tentar achar o caminho de volta. Além de ser perigoso, por não conhecer o caminho, você corre o risco de se afastar mais ainda da trilha.
3º passo: crie um sinal físico
Para facilitar a sua localização pela equipe de resgate, crie um sinal com galhos ou uma fogueira. Se for possível, abra uma clareira para deixar seu sinal mais visível. A fogueira pode ser feita mesmo de dia, pois a fumaça é um ótimo sinal. Além disso, irá te ajudar a se manter aquecido caso o tempo esfrie. Só tome cuidado para o fogo não se espalhar. Uma pederneira nesta hora irá fazer toda a diferença.
4º passo: economize seus recursos
Como não dá para saber quanto tempo o resgate irá levar para te encontrar, economize a água e comida que tem disponível. Caso perceba que os seus suprimentos irão acabar antes do resgate chegar, procure por frutas silvestres e água — lembre-se de ingerir apenas as frutas que realmente conhece.
5º passo: procure abrigo
Uma das coisas mais importantes é se manter seco e aquecido. Procure um local que possa passar a noite e se abrigar da chuva. Lembre-se de fazer marcações ao se movimentar. Podem ser galhos e pedras, objetos pessoais ou marcações no chão. Isso facilita o trabalho da equipe de resgate, pois pode ajudar a identificar o caminho que você trilhou e, consequentemente, diminuir o tempo de busca.
O que fazer para evitar ficar perdido na trilha?
Mais importante que saber o que fazer quando se perder é saber como não se perder. Evite fazer caminhadas sozinho, vá com pelo menos mais uma pessoa. Se for a primeira vez, vá acompanhado de um guia que conheça a região e a trilha. Evite se afastar do grupo, não fique para trás e estude o caminho a ser percorrido.
Leve sempre um kit básico de sobrevivência: água, comida, kit de primeiros socorros, pederneira ou fósforos e um canivete. Tenha em mãos um mapa ou gps e uma bússola para ajudá-lo a se guiar pelo caminho. Outra dica interessante é estar sempre atento aos detalhes do caminho.
Ficar perdido na trilha não é a melhor experiência, mas não precisa ser o fim do mundo. Lembre-se de manter a calma e siga essas dicas. Você não é primeiro e nem o último a se perder nessa situação. Espere pelo resgate e se mantenha em segurança.
Gostou das dicas sobre o que fazer ao se perder numa trilha? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades e novos conteúdos.