Todo mundo que acampa ou se aventura no meio do mato precisa saber como fazer uma fogueira. Além de esquentar, iluminar e garantir a refeição, as fogueiras servem para sinalizar, afastar os animais selvagens e ainda podem garantir um momento agradável entre amigos.
Se interessa pelo tema? Então continue lendo o texto e conheça os tipos de fogueira, bem como dicas para acendê-la. Confira!
Tipos de fogueira
Antes de aprender como acender a fogueira, vamos conhecer os tipos. Existem diversos modelos, e cada um tem finalidades e características específicas. Listamos os principais:
Fogueira estrela
Ela leva o nome estrela porque a lenha é organizada em nesse formato, com todos os troncos se encontrando no centro. Como não precisa de muita lenha e o fogo dura bastante tempo, é uma ótima opção para reunir os amigos ao redor.
Fogueira do conselho
Essa é a fogueira típica de festas juninas, sendo muito usada para iluminar. A base é formada pelos troncos mais grossos e no centro dela se coloca a isca, que acende o fogo. É fácil de montar e dura por muito tempo.
Fogueira de sinalização
Como o próprio nome diz, a fogueira de sinalização serve para sinalizar. No caso de se perder na mata, faça fogo com galhos e folhas verdes. Isso cria bastante fumaça, o que auxilia a equipe de resgate a encontrar quem busca ajuda.
Passos para fazer
Agora que você já conhece os diferentes tipos, vamos ensinar como fazer uma fogueira. Alguns pontos devem ser observados antes de começar. O primeiro deles é justamente o estilo. Portanto, pense na sua necessidade, afinal você vai cozinhar ou quer se esquentar ou sinalizar para o resgate.
Em segundo lugar, vem o local. O ideal é que seja plano, longe de raízes, folhas e galhos. Em parques, reservas e áreas protegidas é proibido fazer fogueiras, exceto em casos de emergência.
Na sequência, o passo é capturar e arrumar a madeira. Procure por toras maiores e mais grossas para a parte de baixo da fogueira. Pegue também folhas secas, galhos finos e capim seco. Eles servem como isca para acender o fogo.
Para acender o fogo, você precisa de uma faísca, que pode ser oriunda de um fósforo, isqueiro ou pederneira. Há quem ache esse último meio muito difícil de ser usado, mas na verdade ele só exige um pouco mais de prática. É um equipamento confiável e indispensável numa aventura.
Para acender o fogo com a pederneira, há alguns segredos: use o riscador num ângulo de 45º, aplique força e não velocidade ao riscar, tenha uma boa isca e seja paciente. É possível que você não acenda o fogo de primeira, mas quanto mais prática tiver, mais fácil será.
Cuidados com a segurança
Além de tudo isso, é necessário estar atento a alguns cuidados com a segurança, afinal ninguém quer causar um incêndio. Sempre limpe a área da fogueira. Antes de acendê-la, tire todo o capim e folhas secas do chão. Assim, você evita que o fogo se espalhe. Não monte a fogueira perto das barracas nem de áreas de circulação de pessoas.
É válido ressaltar que não se utiliza combustíveis para acender as fogueiras. E por fim, lembre-se de apagá-la ao terminar. Use água ou terra para isso, cobrindo e apagando todas as brasas e fagulhas
Conforme vimos, quanto mais experiência, melhor. Porém, caso seja sua primeira vez, não se assuste e siga os passos mais indicados para não ter riscos. Seguindo as orientações do texto, você está apto para preparar um acampamento com os amigos!
E aí, gostou das dicas de como acender uma fogueira? Você conhece mais algum tipo ou tem uma sugestão especial para fazer uma? Deixe um comentário nos contando!