Para algumas pessoas, sair de férias significa descansar na praia, dançar até o nascer do sol ou fazer uma maratona de séries na Netflix. Para outras pessoas, férias significam aventura. É hora de sentir frio na barriga e superar limites.
De acordo com a Adventure Travel Trade Association, turismo de aventura é uma atividade turística que inclui atividade física, troca cultural ou atividades na natureza.
Se essa descrição é como música para os seus ouvidos, seguem 5 sugestões de viagens para você. Esses são os melhores destinos para o turismo de aventura no Brasil. Confira!
Intervales (SP)
O Parque Estadual Intervales é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Criado 1995, possui 41.700 hectares e em 1999 foi reconhecido pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
Com relevo montanhoso, o parque possui opções de hospedagem dentro de seu perímetro e muitas cavernas e cachoeiras. A vegetação local é remanescente de Mata Atlântica, com uma biodiversidade muito rica — tanto que o local é muito procurado por observadores de aves.
Os guias locais são qualificados e o uso de equipamentos de segurança é obrigatório para os passeios.
Em Intervales você pode atravessar cavernas com água até os joelhos, caminhar por dentro da mata fechada e no final do passeio tomar um belo banho de cachoeira.
Circuito Vale Europeu (SC)
Se o assunto é fazer atividades físicas e curtir a natureza, não podemos deixar de falar do cicloturismo. Um dos melhores locais para a prática no Brasil é o Circuito Vale Europeu, em Santa Catarina. Com mais de 350km de extensão, o trajeto passa por cidades de colonização alemã, polonesa e italiana, como Pomerode, Timbó, Rio dos Cedros e Apiúna. Além de pedalar e curtir a vista, o turista pode ter uma excelente experiência gastronômica e conhecer bons vinhos locais.
Existem pontos de apoio ao longo do caminho e níveis de dificuldade que vão desde os iniciantes até aqueles voltados para ciclistas experientes. Em geral, o Circuito pode ser feito em 6 ou 8 dias.
Se decidir enfrentar essa jornada, use capacete, leve kit de primeiros socorros e equipe sua bike para evitar acidentes.
Bonito (MS)
Rios de águas cristalinas, cavernas e cachoeiras são o apelo de Bonito, no Mato Grosso do Sul. O destino é um dos mais procurados pelos amantes da natureza.
Além das paisagens, o local oferece ótimas possibilidades para a prática de rapel e de mergulho no Brasil. Os desafios possuem diferentes níveis de dificuldade, e alguns são acessíveis até para crianças.
Procure empresas qualificadas e que oferecem equipamento de segurança para fazer os passeios.
Brotas (SP)
Flutuar por um rio fresco em um dia quente de verão pode ser uma excelente maneira de explorar uma nova área. Além de ser um passeio ótimo, o rafting é um esporte no qual o Brasil é tetracampeão mundial.
Em Brotas, o rafting é feito em botes infláveis para até 8 pessoas. Os grupos descem o rio passando por quedas de até 3 metros de altura. Existe também a opção de fazer rafting de noite, para curtir a lua cheia, ou de fazer boia cross: a descida de um trecho mais suave usando boias individuais.
Além disso, a cidade oferece tirolesas, canionismo, passeios em triciclos e arvorismo. Um verdadeiro parque de diversões para quem procura turismo de aventura!
Florianópolis (SC)
Se o objetivo é criar uma conexão com uma nova cultura ou uma nova paisagem, Floripa é uma ótima opção.
Cidade de colonização açoriana, Florianópolis é uma das capitais mais verdes do país. Boa parte do município fica na Ilha de Santa Catarina, que tem 42 praias, muitas delas acessíveis somente por trilhas.
As opções para o turismo de aventura são variadas: pular de parapente com vista para a Lagoa da Conceição, aprender a surfar na Barra da Lagoa, praticar sandboard nas dunas da Joaquina, remar com Stand up Paddle ou explorar a Ilha do Campeche, que possui inscrições rupestres em suas trilhas.
Já escolheu o destino das próximas férias? Para praticar o turismo de aventura, use sempre equipamentos de segurança, conheça e respeite seus limites e curta a adrenalina. Tem outras sugestões de viagem para quem quer aventura? Deixe um comentário no post e compartilhe sua experiência!