Seja para se aventurar ou apenas para relaxar, acampar com a família ou com amigos é sempre uma boa opção para quem deseja sair da rotina. No entanto, antes de qualquer atividade é preciso tomar alguns cuidados para evitar situações incômodas. Uma delas é a presença de insetos no acampamento.
Listamos abaixo algumas dicas essenciais para quem quer ter momentos agradáveis, sem precisar se preocupar com picadas de insetos. Confira!
Mantenha a barraca sempre fechada
Por mais que você queira observar um lindo céu estrelado ou ficar de papo até altas horas com o pessoal da barraca ao lado, na hora de descansar é preciso tomar cuidado com os vários insetos que podem ter na região onde está acampando.
Essa lição serve, principalmente, para o momento em que você está arrumando os seus pertences e equipamentos, pois se deixar a barraca aberta há um grande risco de entrar formigas, mosquitos e até mesmo aranhas. Pense no quanto seria desagradável dormir com esses insetos por perto.
Evite comer e beber dentro da barraca
Na ansiedade de viver aquela aventura ao ar livre, muitas pessoas caem no erro de quererem se alimentar dentro de suas barracas. No seu cotidiano, se você tem o costume de comer no próprio quarto ou na mesa de trabalho, saiba que o lugar onde você pretende dormir não é adequado para o consumo de alimentos.
Com a exceção da água, alimentos dentro da barraca podem gerar farelos que são verdadeiros chamarizes para os mais variados insetos. Sucos derramados podem tornar sua aventura complicada por conta de formigas, abelhas e outros bichinhos que possam surgir.
Fique longe dos formigueiros
Mesmo que a pressa para praticar algum esporte ao ar livre seja grande e você queira montar a barraca de forma rápida, para poder aproveitar melhor o tempo, saiba que dependendo do lugar que escolher, poderá ter dores de cabeça durante a sua jornada.
De maneira alguma monte sua barraca perto de formigueiros, até porque se você tiver a infelicidade de se deparar com formigas do tipo lava-pé, por exemplo, seus dias diante da natureza podem ser torturantes e bem doloridos.
Feche todos os alimentos
Essa é uma regra básica para qualquer campista na hora de ir para o meio do mato e buscar momentos de paz, tranquilidade e finalmente sair da terrível rotina. Assim que fizer sua refeição — fora da barraca, como já foi dito — guarde o que sobrou e feche tudo.
Procure levar os alimentos que pretende consumir em potes, até para que consiga tampar melhor e evitar atrair moscas, formigas, abelhas e demais insetos à procura de um almoço ou jantar apetitoso.
Leve alguns itens indispensáveis
Outro cuidado fundamental na hora de se instalar no acampamento é afastar insetos insistentes e perturbadores, como os pernilongos. Eles já são chatos no nosso hábitat natural, imagina quando estão na casa deles.
Portanto, nunca se esqueça de levar repelentes. Use roupas de manga longa e em cores claras para não suar demais. Caso você não saiba, muitos insetos são atraídos pelo odor do suor. Usar óleo de citronela, sabão de coco e, nos casos mais extremos, repelente elétrico ajudarão bastante a se livrar deles. Uma opção desenvolvida com a mais moderna tecnologia alemã são as blusas com repelente que afasta até o mosquito Aedes Aegypt, causador da dengue, além de filtro UV e antibacteriana da Prolife, clique aqui e conheça mais sobre elas.
Por fim, não passe perfumes fortes — principalmente os adocicados, e não esteja próximo de áreas molhadas. Agora uma última dica, bem interessante: coloque uma vela acesa dentro da casca de alimentos cítricos como a laranja, isso ajuda a afastar insetos no acampamento, de forma simples e barata.
Gostou das dicas que passamos nesse artigo? Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, conteúdo do nosso blog!