Uma das dicas mais importantes na hora de planejar uma viagem de trilha ou expedição é saber como escolher saco de dormir. Esse equipamento terá um papel fundamental na hora de proteger você durante a noite e vai garantir que você tenha uma noite de sono confortável. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não errar na decisão.
O saco de dormir é um item indispensável em acampamentos e trilhas, já que funciona como uma cama e serve para melhorar o conforto durante a noite. Além disso, sua função é ser um isolante térmico, principalmente em temperaturas mais baixas, onde o corpo pode sofrer uma hipotermia em poucas horas.
Esse equipamento também é importante para proteger de mosquitos e outros tipos de insetos presentes no ambiente. O sono é um fator fundamental durante a viagem por ser o momento de recarregar as energias para as próximas aventuras e é fundamental escolher um saco de dormir de qualidade.
Por isso, neste post, você conhecerá 4 dicas para escolher o saco de dormir ideal e ter um descanso melhor durante a sua aventura. Continue a leitura!
1. Avalie o destino
É importante pesquisar sobre as condições do local da viagem, principalmente a amplitude térmica. Saiba quais são as menores e as maiores temperaturas que você possa pegar. Além disso, é necessário definir se você ficará em um camping ou ar livre, o que influencia na escolha do saco de dormir.
2. Confira a temperatura de conforto do saco de dormir
Os fabricantes do saco de dormir divulgam três tipos de temperatura, o que indica quais são os limites suportados pelo equipamento.
- temperatura de conforto, que é a mais importante, pois é ela que permite uma noite de completa de sono de maneira confortável;
- temperatura limite, também conhecida como temperatura de transição, é a condição mais baixa que alguém com mais experiência pode suportar;
- temperatura extrema, em que existe risco à saúde e o usuário tem chances de sofrer hipotermia.
Busque informações sobre a previsão do tempo nos dias anteriores à viagem para escolher um saco de dormir que se adapte às necessidades do ambiente — principalmente se o local for muito frio.
3. Escolha o formato
Existem alguns formatos de saco de dormir que devem ser escolhidos pelo tipo de sono e pela necessidade de deslocamento, pois os pesos de cada um deles são diferentes. São eles:
- sarcófago, que tem o formato do corpo e isola melhor a temperatura, além de ser mais leve. Apesar disso, pode ser desconfortável para quem se mexe demais ou é claustrofóbico;
- retangular, um modelo maior, o que favorece a quem gosta de espaço para dormir. Não é tão eficiente para o aquecimento por ter uma parte superior mais larga e é mais pesado;
- híbrido, também conhecido como barril, é um misto dos dois formatos anteriores.
4. Compare os materiais
O saco de dormir tem dois tipos principais de enchimento. O de fibra sintética tem a vantagem de ser mais barato e não perder a capacidade de isolamento se for molhado, mas é mais pesado e volumoso. Já o de pluma de ganso não pode ser molhado, já que perde o isolamento e demora a secar, porém é mais leve e mais fácil de carregar.
A maioria dos sacos de dormir são feitos de poliéster ou microfibra em sua parte externa, que costumam ser mais leves e resistem normalmente à água e ao vento. Já os sacos impermeáveis não deixam a água entrar, mas permitem a passagem da transpiração para o lado de fora.
É fundamental saber como escolher saco de dormir para comprar a opção que seja mais adequada à sua viagem. O material deve ser de boa qualidade e durável, para evitar problemas durante a noite. Mas lembre-se: é importante seguir as instruções do fabricante e ter cuidados com o armazenamento do equipamento.
A Lazer e Aventura tem diversas opções de sacos de dormir, além de outros itens para a sua próxima viagem. Entre agora mesmo no site e garanta o seu!