Há diferentes espécies de peixes de água doce no Brasil, entre eles, uns são mais propícios para pesca que outros, e se você gosta de pescar por esse Brasil a fora, é importante saber que o clima quente é muito favorável para a pesca em água doce, principalmente entre os meses de março e abril. E a seguir, você confere 5 peixes brasileiros de água doce e onde você poderá encontra-los, seja em rios ou até mesmo em lagos. Acompanhe.
Apapá
O Apapá ou sardinhão-amarelo, localiza-se na bacia do Amazonas e do Araguaia. Podendo ser encontrado o ano todo em corredeiras nas entradas das Baias e pequenos rios. Uma dica na hora de fisgar esse peixe, utiliza-se iscas artificiais de superfície, com linhas multifilamento e com anzóis mais finos. Lembrado que ao momento que o peixe é fisgado devolva logo em seguida ao seu habitat.
Pintado
Um dos peixes ícones das águas brasileiras, o Pintado, é encontrado na América do Sul, na Bacia do Prata e do Rio São Francisco. Um peixe ótimo para pesca esportiva. Para fisgar o peixe pintado é indicado iscas naturais, mas nada impede de ser com iscas artificiais. A dica para esse peixe, por ser grande e pesado, é utilizar varas média pesada e ao manusear o peixe tomar cuidados com seus espinhos.
Pirarucu
O peixe Pirarucu também conhecido como bacalhau da Amazônia, por encontrar-se nas Baias da Amazônia, é encontrado fora de corredeiras em águas calmas. Um belo peixe desse pode chegar a pesar quase 100kg, assim se tratando de um peixe de grande porte com a coloração avermelhada. Uma curiosidade a respeito dessa espécie, se o pescador está afim de fisgar o Pirarucu, há um momento certo, porque de tempos em tempos ele irá até a superfície respirar, onde será o momento certo para pescar, então tenha um pouco de calma.
Piraputanga
O pescador encontrará o Piraputanga em toda a Bacia do Paraguai onde habitam a maioria dos rios pantaneiros. Esse tipo de peixe gosta muito de nadar em cardumes e viver perto de encostas, beira de rios e pedras. Muito bem adaptado em pesqueiros, lagoas e propriedades particular. Importante ressaltar que ao momento que o pescador for fisgar esse peixe, tomar muito cuidado ao retira-lo da água por ter belos saltos e ser um pouco rebelde, podendo proporcionar grandes emoções.
Curimbatá
Os Curimbatás são peixes de alta reprodução, assim são localizados nos rios como Bacia da Prata, Bacia do São Francisco, Bacias Amazônicas e Araguaia. Esse peixe é chamado de “Sardinha do Brasil”. O pescador consegue fisgar em lagoas e rios, por ser um peixe que nada em grandes cardumes. Para fisgar o curimbatá, deve-se utilizar iscas naturais, e exige do pescador bastante sensibilidade para conseguir efetuar a fisgada.
Com o verão a todo vapor, os peixes têm a tendência de se concentrarem mais na superfície devido a temperatura das águas, assim sendo mais agradável, e o pescador passa a realizar a pesca com mais facilidade. Então se você deseja se aventurar pelos rios do nosso Brasil e fisgar um desses peixes citados a cima, aproveite a época e curta o momento. Para agregar ainda mais lazer e diversão para sua pescaria, entre em nosso site, e confira as melhores varas e acessórios do mercado, e torne a sua pescaria inesquecível.