O desejo de passar momentos de aventura e relaxamento junto à natureza leva cada vez mais pessoas a explorarem trilhas. Extremamente benéfica à mente e ao corpo, essa atividade também tem seus riscos, pois até os mais experientes aventureiros podem sofrer um acidente em trilha.
Antes de partir, é importante conhecer maneiras de minimizar as chances de se meter em enrascadas. Confira estas dicas e garanta que seu passeio seja o mais seguro possível!
Avise sua família e amigos
Antes de sair de casa, certifique-se de deixar alguém avisado sobre os seus planos. Informe familiares ou amigos para onde está indo e em quanto tempo pretende voltar. Dessa forma, eles poderão informar às autoridades caso algum problema aconteça e você não retorne no tempo estimado.
Se encontrar sinal de celular, contate alguém de quando em quando para informar eventuais situações que possam mudar seus planos. Caso sofra um acidente em trilha, as pessoas estarão cientes da sua última localização.
Não vá sozinho
Fazer trilha sozinho é uma atividade extremamente perigosa. No caso de qualquer problema, você não terá ninguém para ajudar. Para diminuir esse risco, passeie em grupos de ao menos duas pessoas.
Se não tiver um amigo para ir com você, junte-se a uma excursão, ou contrate um guia. Mesmo em grupo, a presença de um guia é recomendada se o destino for um lugar desafiador, ou se vocês estiverem explorando uma trilha pela primeira vez. Dessa forma, vocês evitam se perder ou não aproveitar o melhor do local.
Leve o equipamento apropriado
Água potável, mapa, bússola e lanterna são essenciais para uma trilha segura. É importante também usar roupas e sapatos apropriados e levar algo para se alimentar, especialmente se a trilha for longa. Um kit básico de primeiros socorros também é de grande ajuda caso alguém sofra cortes ou outros pequenos ferimentos.
Celulares são equipamentos importantes para contatar alguém no caso de emergências, além de terem mapas, GPS e lanterna. Leve ao menos dois aparelhos carregados e, para otimizar o tempo de bateria, mantenha um deles desligado até que a bateria do principal acabe.
Fique atento à previsão do tempo
Antes de sair, confira como o céu estará durante o dia. A chuva pode encher de armadilhas até as trilhas mais fáceis. Se você for caminhar perto de cachoeiras e rios, é melhor esperar um dia seco. Pedras escorregadias, poças e trombas d’água são situações comuns em dias de chuva que podem causar um acidente em trilha.
Se você já estiver no local quando a chuva começar, busque uma área longe de corpos d’água, e tente voltar para o ponto inicial da trilha, se o caminho não oferecer riscos.
Agora, caso você tenha escolhido uma área desértica ou muito exposta, dias de sol intenso também têm seus riscos, já que o calor pode causar insolação e mal-estar. Dias de temperatura amena são a melhor opção.
Informe-se sobre a trilha
Não se esqueça de fazer uma pesquisa cuidadosa sobre a trilha que escolheu. Além de conhecer o caminho e levar um mapa, informe-se também sobre as condições no dia da sua visita, se houve algum problema que pode ter causado o fechamento da trilha e o que outros viajantes disseram sobre o lugar.
Pesquise também que tipo de animais silvestres você pode encontrar lá. Lembre-se de usar repelente contra mosquitos — que existem em qualquer lugar, mantenha-se afastado de qualquer animal que possa lhe oferecer risco e tome cuidado onde pisa.
Em caso de picadas de animais peçonhentos, busque ajuda imediatamente, pois qualquer tentativa de tratamento pode piorar a situação.
Atividades realizadas em meio à natureza proporcionam momentos de reflexão e a chance de recarregar as energias, além de serem muito divertidas. Tudo fica ainda melhor se você minimizar a chance de sofrer um acidente em trilha. Tome as precauções indicadas, seja cuidadoso e aproveite bem esses momentos!
Se você gostou dessas dicas, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam a fazer trilha com segurança!