Como fazer um mochilão? Por mais que esse tipo de viagem envolva uma certa espontaneidade, é necessário pesquisa e preparação para se organizar e atingir uma das principais metas do mochilão: viajar bastante gastando pouco.
Viajar é uma das melhores formas de aprender sobre o mundo. Muito mais eficiente do que estudar geografia e história em livros, é viajando que a gente entende um pouco sobre outras culturas, o território onde elas se desenvolveram e sobre o que já aconteceu com povos que viveram há centenas ou milhares de anos.
É por isso que fazer um mochilão é uma experiência inesquecível. Confira nossas dicas, se organize e evite problemas durante a viagem. Vamos lá?
Entre em forma antes de ir
Muitos mochileiros de primeira viagem reclamam de dores nas costas, nos ombros ou de enormes bolhas nos pés. A única forma de evitar a maior parte desses problemas é entrar em forma antes de ir.
Entre na academia. Caminhe. Pratique qualquer exercício, mas faça o melhor para garantir que, depois de dias caminhando por várias horas sem parar, você ainda será capaz de curtir a viagem. Dessa forma você se sentirá melhor e se divertirá mais.
Procure companhia
Encontre um amigo para ir com você. Claro que viajar sozinho é uma opção, mas viajar com companhia é mais seguro e, muitas vezes, mais divertido. Um post no Facebook pode render vários candidatos para um mochilão nas próximas férias.
Convidar um primo, irmão, ou mesmo pai ou mãe pode render férias familiares inesquecíveis.
Leve sapatos adequados
Leve um tênis com um bom amortecimento, confortável e, dependendo dos locais e terrenos que for passar, de preferência para um tênis voltado para o trekking, que irá ter melhor aderência em tipos diferente de solo, além de também ter modelos impermeáveis, que ajudam caso necessite atravessar um córrego.
Lembre-se de usar as meias, talco e de passar desodorante nos pés, principalmente se você viajar no calor. Um dos motivos para surgirem bolhas é porque transpiramos muito pelos pés e caminhamos por horas com os pés molhados.
Considere levar uma meia extra todos os dias quando sair para caminhar, e troque durante o dia.
Acostume-se com a mochila
Você também precisa se acostumar a carregar uma mochila por aí. Use sua mochila em caminhadas curtas, para que seu corpo possa se acostumar com a carga.
Mas, acima de tudo, faça uma mala leve. Como fazer um mochilão se você tiver dificuldade de carregar sua mochila? Desapegue da ideia de que você precisa levar uma roupa para cada dia ou roupas de reserva. Leve o necessário para uma semana e, se for ficar mais tempo, lave a roupa durante a viagem. É rápido e prático.
Defina o orçamento
Seja realista, quanto você pode gastar? A escolha do destino da viagem depende de quanto você quer ou pode gastar.
Nova Iorque, Paris e Londres estão entre os destinos mais caros do mundo. Já o Canadá e a América do Sul oferecem opções bem mais acessíveis.
Confira aqui o ranking das cidades mais caras e mais baratas para turismo em todo o mundo. Considere que 30% do valor total do seu mochilão será gasto com passagens. Outros 30% ficam por conta da hospedagem.
Durante a viagem, anote os gastos que você teve com alimentação, compras e transporte. Depois da viagem, some todas essas despesas. Elas serão sua melhor referência para os próximos roteiros que você fizer.
Escolha o destino
Agora que já sabemos que cidades cabem no seu orçamento, é hora de decidir o destino da viagem.
Para estimar quantos dias você vai passar em cada lugar, leve em conta o tamanho da cidade. Grandes metrópoles são cheias de atrativos e oferecem muitos passeios. Reserve 4 ou 5 dias, no mínimo, para conhecer capitais. Acredite, 5 dias em Londres ou Berlim é pouco tempo para visitar as principais atrações.
Por outro lado, considere que cidades menores, muitas vezes, podem ser visitadas em um único dia. Para ir a Toledo, na Espanha, por exemplo, você pode fazer um bate e volta saindo de Madri.
Converse com viajantes
Como fazer um mochilão pela França e Itália? Se um determinado destino já chamou sua atenção, confira a opinião de quem fez essa viagem.
Assim você tem um parâmetro para saber quantos dias ficar em cada cidade e o que foi mais legal. Viajantes adoram contar sobre suas aventuras, inclusive em blogs e fóruns.
Durante a viagem você pode manter um diário para preservar a memória dos passeios, ou criar seu próprio blog sobre a viagem.
Pesquise datas
Como fazer um mochilão é também uma questão de economia, considere que viajar durante o verão, em geral, é mais caro. Datas como Natal e Ano Novo também encarecem a jornada.
Pesquise o clima da região que você pretende visitar. Se você não se importa de viajar com temperaturas entre 10 e 20 graus, pode ir para a Europa no outono, por exemplo, e economizar bastante.
Planeje cada dia
Toda cidade tem seus pontos turísticos mais famosos e esquecer de ir a algum deles, por falta de planejamento, é uma mancada e tanto. Não dá para ir a Paris e não visitar o Museu do Louvre. E como ir à Roma e não entrar na Basílica de São Pedro?
Use o Trip Advisor para ver as atrações de cada cidade, com avaliações feitas pelos próprios turistas. Durante a viagem, você pode fazer avaliações no site para ajudar os próximos turistas que passarem pelos locais que você está visitando.
Aproveite para criar sua lista final de atrações no Google Maps. Dessa forma, já fica fácil identificar quais são os pontos mais próximos. Visite-os em um único dia, se possível, para otimizar o seu deslocamento.
Alugue bicicletas
Como fazer um mochilão e alugar uma bicicleta são coisas afins? A estratégia é bem mais eficiente do que você imagina. Depois de dias caminhando sem parar, seus pés vão querer um descanso, mas você não vai querer parar de conhecer a cidade.
É aí que entra a bicicleta. Ela dá uma folga para os pés e joelhos e é mais fácil percorrer áreas grandes pedalando. Aproveite os dias em que você for para parques ou lugares com ciclovias para alugar a bike, é mais seguro dessa forma. Use sempre capacete e equipamentos de segurança.
Deixe algum tempo livre para caminhar sem rumo ou para passeios espontâneos. Não existe uma fórmula única sobre como fazer um mochilão, mas seguindo essas dicas, você estará bem preparado para a viagem.
Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dica para compartilhar conosco e com os outros leitores? Deixe seu comentário!