Quem sofre com uma rotina corrida de trabalho sempre procura formas de aliviar a tensão e relaxar com algo que gosta. Para quem opta por acampar, algumas dúvidas podem surgir, por exemplo: qual a forma de montar uma barraca de camping?
Caso você seja um “campista de primeira viagem”, saiba que é absolutamente normal cometer erros e se perder quando está começando. Porém, é importante sempre ter atenção a alguns detalhes que fazem a diferença em um acampamento.
Sem alongar a prosa, vamos auxiliar você com um passo a passo do que é preciso fazer para armar uma barraca de camping da maneira correta, e curtir com os amigos ou a família esse momento de contato com a natureza. Continue lendo e confira!
Como escolher o local correto?
Independentemente de qual seja o tipo de barraca que escolheu comprar, você precisa ter em mente que o local para montá-la precisa ser plano, isto é: nunca monte próximo a ribanceiras nem caminho natural da água, pois você pode ter problemas com deslizamentos.
Remova gravetos, pedras e folhas, porque podem perfurar a barraca e incomodar você na hora de dormir. E nem pense em se alojar embaixo de árvores, pois os galhos correm o risco de cair e, caso seja frutífera, o estrago pode ser ainda pior.
No caso do terreno ser uma praia, lembre-se de verificar até onde está chegando a água do mar. Observe antes se naquele lugar a maré estará cheia ou vazante durante o período em que for acampar. Em casos de ventos fortes, proteja o final da cobertura da barraca com uma barreira de areia.
Existem pessoas que também gostam de acampar na neve, portanto, se for o seu caso, saiba que é necessário cavar uma plataforma plana e cercar a barraca com pedras para que possa ter proteção.
Além disso, evite ficar nas proximidades de encostas de montanhas por conta das quedas de pedregulhos e até mesmo avalanches.
Como montar os equipamentos de forma adequada?
No momento que comprar sua barraca, perceberá que todos os equipamentos para montá-la estão juntos dentro da embalagem. Ao desenrolá-la, você verá os seguintes elementos:
- quarto – a parte mais importante da barraca, feito com tecido respirável e será o local do seu repouso;
- sobreteto – a proteção do quarto da barraca, feito de tecido impermeabilizado para evitar que entre água de chuva;
- varetas – necessárias para manter a estrutura da barraca em pé, sendo que a quantidade, tamanho e espessura variam conforme o modelo;
- espeques – responsáveis por manter todas as partes da barraca devidamente esticadas e resistir às chuvas e aos ventos;
- cordeletes – também chamados de esticadores, cordinhas, entre outros termos, devem ser presos ao sobreteto e fixados no chão junto com os espeques.
Na hora de montar, você deve fixar os espeques para colocar o quarto na posição ideal, até mesmo prevendo situações de vento e de chuva. Atente-se a fixá-los numa posição de 45º e bem presos no terreno. Caso seja na praia, coloque pedras em volta para segurar bem.
Estique bem o sobreteto e faça um reforço com os cordeletes, mas precisa ficar bem firme e esticado mesmo, porque se encostar na parte do quarto pode trazer umidade dentro da barraca.
Quais outras dicas são importantes?
Evite cozinhar dentro da barraca — mesmo que o material dela seja resistente. Além disso, depois de montada, feche-a e não coma dentro do quarto para não ter a visita incômoda de formigas.
Em dias de chuvas fortes, não acampe em regiões abertas e descampadas por conta dos raios. Caso tenha outras pessoas no mesmo acampamento, monte seus equipamentos em uma distância coerente e seja agradável com seus vizinhos, pois pode precisar deles.
Para finalizar esse miniguia de como montar uma barraca de camping, lembre-se de escolher bem o equipamento que vai comprar, tendo como preferência algo que esteja de acordo com o tipo de terreno e facilite seu sossego ao ar livre.
O que achou das dicas do post? Agora que você já sabe o que é preciso para montar sua barraca, confira as novidades que temos na área de camping e aventura!