Saber como escolher sua arma de Airsoft é fundamental para ter momentos incríveis na atividade, com muita adrenalina e diversão. Algumas características precisam ser consideradas antes de fazer sua aquisição, já que elas variam em diversos fatores e também no tipo de arma para cada estratégia que você utiliza durante as partidas.
É importante analisar fatores positivos e negativos, como preço, a configuração técnica da arma e para qual tipo de prática ela é recomendada. Com essas informações, é possível fazer a compra mais adequada possível e evitar problemas como pouca durabilidade, maior necessidade de manutenção e baixa eficiência nos combates.
O post a seguir trará tudo que você precisa saber e levar em consideração no momento de escolher a sua arma de Airsoft. Continue a leitura e veja as dicas!
1. Saiba quem pode comprar uma arma
A Portaria 56-Colog definiu que as armas de Airsoft se encaixam na categoria de arma de pressão. Isso significa que elas podem ser comercializadas de forma segura e legal. Porém, a principal regra é que é preciso ser maior de 18 anos para adquirir a sua, por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente.
As lojas que vendem as armas devem ter registro para Comércio de Armas de Pressão e são obrigadas a pedir os documentos do cliente (RG, CPF e comprovante de residência) para arquivar as informações. Contudo, não é necessário o Certificado de Registro (CR) para ter o equipamento.
Não custa lembrar que alguns cuidados são recomendados no momento do transporte da sua arma. Mesmo depois da compra ou antes das partidas, evite andar com ela de forma ostensiva, ou seja, à mostra. Também é importante andar com a sua documentação, para evitar possíveis apreensões das autoridades.
2. Defina um orçamento antes de escolher sua arma de Airsoft
Agora que você já sabe se pode comprar, é necessário definir o quanto pretende gastar com a sua arma de Airsoft. Atualmente, é possível encontrar modelos diferentes para usos específicos e com faixas de preço que variam bastante. Enquanto uma pistola pode sair a R$ 100, um rifle com maior tecnologia pode custar até R$ 8.000.
Com um orçamento pré-estabelecido você poderá limitar as suas escolhas, o que facilita a decisão e evita um gasto maior do que o planejado. Apesar disso, é importante destinar um valor razoável para a sua arma e priorizar a qualidade, já que ela impacta diretamente em seu rendimento durante as partidas.
3. Não escolha a arma mais barata
Existem armas de diversos modelos e com as mais variadas especificações, além de preços que oscilam entre as casas das centenas e dos milhares de reais. Porém, como já mencionamos, o valor não deve ser o principal fator de escolha, já que esse equipamento é feito para ser utilizado por um bom tempo e precisa ser durável e ter qualidade.
É indicado juntar um pouco mais de dinheiro e investir em uma arma melhor, já que uma baixa qualidade pode comprometer a sua eficiência durante as partidas. Além disso, é importante adquirir os equipamentos de segurança, como óculos, máscara e o fardamento com a camuflagem de sua preferência.
4. Saiba qual é a sua função em uma partida
As armas de Airsoft são desenvolvidas para diferentes estilos de atuação dentro de uma partida. Cada uma cumpre melhor com um papel e sua compra deve levar em conta exatamente essas características.
Se você pratica apenas tiro ao alvo de curta distância, as pistolas são as mais adequadas. Agora, se você disputa partidas de combates, é interessante saber as posições e quais tipos de arma usar, pois escolher a categoria errada comprometerá os seus resultados.
Assault
Para os jogadores que atuam na linha de frente do combate, sempre com trocas de tiro curtas e com muita progressão, armas automáticas e rifles de assalto são as mais recomendadas.
Atirador Designado
São aqueles jogadores que atiram muito bem e jogam no meio do time. Geralmente, eles têm missões designadas e alvos determinados dentro da partida. Nesse caso, os rifles com luneta são os mais adequados.
Suporte
Usualmente, são jogadores experientes e que atuam com muita intensidade, ditando o ritmo da partida e atirando bastante. Eles precisam de armas automáticas, que sejam bem práticas e com capacidade extra de munição.
O principal foco dessa posição é suprimir o time adversário para que sua equipe possa progredir com maior facilidade. Ou seja, colocar o inimigo sobre artilharia pesada com intensidade, para que eles não consigam se posicionar e, assim, defender os seus companheiros de equipe.
Sniper
Atuam com muita precisão, com tiros à distância que geralmente guiam o direcionamento do time, já que esse jogador tem alto poder de observação. Os rifles de cano longo e com lunetas de alcance são os recomendados.
Uma das principais funções do Sniper, por estar vendo o jogo a distâncias de 80 a 100 metros onde o adversário não pode acertá-lo facilmente, é identificar os inimigos e sua movimentação e informar a equipe via rádio, para que possam se antecipar nas estratégias.
5. Observe os detalhes técnicos de cada arma
As características de cada arma vão muito além de sua utilidade no momento do tiro. Informações como tamanho, peso e precisão são extremamente importantes no desenvolvimento de uma partida. Estar atento a essas informações pode fazer a diferença na hora da escolha.
Por exemplo, sendo um jogador de assalto, você pode conseguir uma arma mais leve que tenha a mesma qualidade de outra mais pesada. Por outro lado, se você atua com sniper, o peso da arma não tem a mesma importância, mas a precisão é fundamental para mirar e acertar o alvo com maior facilidade.
6. Verifique se a arma tem boa reposição de peças
A manutenção é um dos itens mais importantes das armas. Uma utilização frequente ou mesmo acidentes durante as partidas podem render problemas no equipamento. Por isso, é necessário comprar aquele que tem boa reposição e pode ser consertado com facilidade em caso de quebras.
Além disso, existem acessórios que complementam as armas, como silenciadores e canos de precisão. Eles são específicos para os tipos diferentes de armas — pistolas, rifles e snipers, por exemplo — e devem ser considerados antes da compra. Assim, a manutenção tem relação direta com as funções desempenhadas pela Airsoft.
7. Pense na durabilidade do material
Além do preço, é importante pesquisar sobre a qualidade do material, para escolher o equipamento mais durável. Nesse caso, a frequência da utilização é fundamental, já que os praticantes mais assíduos precisam de uma arma com especificações melhores para não precisar de manutenção recorrente.
Os critérios estéticos, nesse sentido, não devem ter muita relevância, já que uma arma bonita pode não durar muito tempo, enquanto as menos trabalhadas nessa categoria podem ser utilizadas por anos. Uma dica é que apesar de ser um material mais barato, o plástico pode ter boa durabilidade, o que o torna uma possível boa escolha — tudo depende do dono.
8. Analise os prós e contras antes de comprar
Essa é uma dica que ainda fala sobre os detalhes técnicos de cada arma. Elas podem parecer muito similares em um determinado momento, mas você ainda pode fazer a escolha mais precisa se observar os prós e os contras.
Depois de fazer uma busca, separe as opções que mais gostou, entre três quatro armas. Compare cuidadosamente suas características e liste o que achou positivo e negativo em cada uma delas, como por exemplo, sua capacidade de upgrades e reposição de peças.
Com essas informações, escolher sua arma de Airsoft será uma tarefa mais fácil. Lembre-se que, se você pratica o esporte com frequência, existe a possibilidade de adquirir mais de um equipamento. Ter tipos diferentes de arma garante uma versatilidade maior nas partidas e a possibilidade de preservar o seu material por mais tempo.
E aí, gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter para receber mais informações e publicações sobre o Airsoft!