Nem todo mundo curte pegar peso ou correr na esteira todo dia. Se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo: existem diversos tipos de exercícios para quem não gosta de academia, seja pelo ambiente ou pelos treinos aeróbicos e de musculação que são monótonos só de pensar.
Modalidades alternativas, como natação, artes marciais, esportes ao ar livre e danças, são ótimas pedidas para quem procura por uma atividade diferente para manter a qualidade de vida e o corpo em forma.
Pensando nisso, a seguir vamos listar alguns exercícios diferenciados (mas igualmente benéficos para a saúde!) que podem ser praticados bem longe de uma academia e são facilmente adaptáveis para sua rotina diária. Confira!
Natação
Um dos esportes mais completos que existem! Ideal para perder peso e ganhar definição em todos os grupos musculares, a natação é uma atividade de baixo impacto, recomendada para pessoas de todas as idades.
Como o gasto calórico na água é cinco vezes maior do que fora dela, além de ajudar a emagrecer com maior rapidez, a natação amplia a flexibilidade dos músculos, alivia a tensão muscular e melhora tanto a capacidade aeróbica como a postura, promovendo saúde para o corpo e para mente.
Aulas de luta
Praticar lutas e artes marciais como judô, jiu-jitsu, muay thai e boxe sempre foram ótimas alternativas para fugir dos halteres e da esteira. Como essas atividades requerem bastante preparo físico, exercícios aeróbicos variados e de força são bastante comuns durante os treinos, o que permite uma grande queima calórica e a definição muscular.
Quem luta também desenvolve muitas outras habilidades específicas — sobretudo as mentais —, como disciplina, foco, concentração, autoconfiança e resistência.
Dança
Dançar é uma das atividades mais divertidas para relaxar, manter a forma, emagrecer, melhorar o condicionamento físico e elevar a autoestima. Há opções para todos os gostos: jazz, zumba, balé, dança de salão, fit dance… É só entrar no ritmo e escolher a sua!
Stand up paddle
Para quem prefere eliminar o estresse praticando esportes ligados à natureza, o stand up paddle (SUP) é uma excelente opção. Em cima de uma prancha, pouco maior do que uma de surf, o praticante desliza pelas águas do mar ou de lagos com a ajuda de um remo.
Muito praticada no verão, essa modalidade exige a ativação de diversos grupos musculares, bastante equilíbrio e condicionamento físico. Por ser um esporte fácil e seguro, pode ser praticado por pessoas de todas as idades, sem restrições.
Apenas tome cuidado com o local escolhido para prática, optando sempre por águas calmas e longe de encostas, e com a exposição prolongada ao sol.
Caiaque
Remar sempre é um ótimo exercício para o corpo, uma vez que exige esforço de grupos musculares importantes, como as costas, abdômen e os membros superiores e inferiores.
Além de tonificar os músculos e ajudar a relaxar, andar de caiaque pode queimar cerca de 350 calorias por hora — sem contar, claro, os momentos únicos que você terá em contato com a natureza.
Arco e flecha
Quer uma opção mais diferente? Que tal praticar arco e flecha? Esse esporte de tiro ganha cada vez mais adeptos e oferece diversos benefícios para manter a mente e o corpo saudável, como a melhora da concentração, da flexibilidade, do foco e da postura, permitindo o desenvolvimento da musculatura dos braços e costas.
O arqueirismo também é um esporte social e divertido, que pode ser praticado em inúmeros lugares por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.
A partir de hoje você não tem mais desculpas para dar! Quebre a rotina e escolha uma destas opções de exercicios para quem não gosta de academia e vá em busca de uma vida mais saudável, sem estresse e — por que não? — mais radical. Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!