A prática de atividade física é bastante benéfica para nossa saúde e realizar esporte de aventura é uma alternativa para sair da rotina e trazer mais disposição para seu dia.
Se você é um amante da natureza, de sentir adrenalina no corpo ou apenas gosta de conhecer novos lugares você está no lugar certo. Vamos apresentar algumas aventuras para você curtir seu fim de semana ao máximo.
Confira!
Dicas de esportes de aventura
1. Trekking
O trekking é um tipo de esporte de aventura que consiste em realizar caminhadas em trilhas naturais com o objetivo de explorar e ter mais contato com a natureza. Pode ser realizada por qualquer pessoa saudável, em qualquer idade.
Se você for iniciante nesta modalidade, é importante estar acompanhado de um guia experiente que já tenha feito a trilha escolhida. Assim, evita a exposição ao perigo e você não tem risco de se perder.
Existem vários tipos de trekking. Alguns deles são:
o trekking de um dia (com curta temporada, pode ser realizado em lugares próximos da cidade e tem, em média, 10km em seus percursos);
o trekking de regularidade (é mais competitivos. A organização determina um local e os participantes têm que concluir a trilha no tempo determinado);
e trekking de velocidade (também competitivo, com a diferença de que o tempo não é determinado, quem concluir primeiro, ganha).
2. Mergulho
Se você é um amante dos oceanos, realizar mergulho é a solução certa. Se engana quem acredita que apenas é possível fazer mergulhos incríveis em mares. A prática pode ser feita de forma fabulosa, também, em rios, lagos, cavernas, etc.
Mergulhar é um esporte extremamente relaxante e te faz explorar ambientes completamente distantes da sua rotina. Cada mergulho é uma experiência única, pois nunca sabemos o que nos espera.
Os principais tipos de mergulho são:
livre;
autônomo;
dependente ou semiautônomo.
No tipo livre, o mergulhador não precisa utilizar equipamentos para respiração subaquática. No autônomo, o mergulhador precisa de equipamentos para auxiliar a respirar debaixo d’água. Enquanto que no mergulho dependente, por sua vez, o mergulhador fica na superfície respirando por meio de um compressor de ar e de uma mangueira.
3. Airsoft
O Airsoft é uma modalidade considerada nova no Brasil, mas que já possui muitos adeptos. É um esporte que precisa de muita ação por parte do praticante. Isso porque simula situações de combates e guerra. Por isso, é necessário o uso de armas e diversos equipamentos de segurança.
As armas são reproduções de armas reais, entretanto as munições são bolinhas de plástico rígidas, sem tinta e que não causam grandes danos aos praticantes. É importante frisar que o mecanismo de funcionamento é totalmente diferente, o que impede a conversão para arma real.
Por não ter tinta, a honestidade dos jogadores é fundamental para a prática. Quando um jogador é atingido, ele mesmo é responsável por sinalizar e sair do combate. Os jogos são realizados com vários objetivos e podem ser praticados com duas ou mais equipes. Um ponto a ser destacado é que a equipe vencedora é a que conseguir cumprir os objetivos primeiro.
Agora que você já conhece esporte de aventura, é só se preparar para curtir todos os momentos que a prática proporciona. É importantíssimo está bem equipado e procurar por equipamentos adequados a cada prática.
Quer saber mais sobre lazer e aventura? Siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube, e fique por dentro de todas as nossas novidades!