Quem gosta de mergulhar, geralmente, tem uma wishlist com os lugares que quer conhecer. O Caribe e a Grande Barreira de Corais (na Austrália), por exemplo, são alguns dos destinos mais desejados por mergulhadores. Mas no Brasil também existem lugares paradisíacos e que são referência em mergulho no mundo todo.
Quer saber onde praticar mergulho em uma viagem nacional? Neste artigo, listamos 5 locais para mergulhar, alguns muito famosos e outros nem tanto, mas todos eles são incríveis! Continue lendo para conhecer!
1. Fernando de Noronha – PE
Fernando de Noronha é o ponto de mergulho mais desejado do país por sua visibilidade — que pode chegar em até 50 metros! — e pela rica vida marinha. Além disso, a temperatura da água é muito agradável, por volta de 26ºC. O arquipélago conta com uma variedade enorme de corais, espécies de peixes e naufrágios.
Para quem nunca mergulhou, é possível fazer o curso na ilha em uma escola e o mergulho de batismo. Existem opções também para os mais experientes, como ver o Corveta V17, que está a 63 metros de profundidade. Os mergulhos podem ser feitos o ano todo.
2. Bonito – MS
Bonito é conhecido por ser o principal destino de ecoturismo no Brasil e por ser um ponto de mergulho fluvial e flutuação. Uma das principais atrações é a Lagoa Misteriosa, que tem uma visibilidade incrível. Outro ponto bastante conhecido é o Abismo Anhumas, em que se chega após uma descida de rapel de 72 metros.
É um destino com opções para todos, mas é preciso ficar atento a alguns pré-requisitos. Para mergulhar no Abismo Anhumas, por exemplo, é necessário ter certificação profissional. Já as flutuações não exigem certificação.
A melhor época é na estação seca, entre maio e setembro, quando os rios e lagoas ficam mais cristalinos. Entre os meses de dezembro a abril os rios ficam mais cheios e com menos peixes, por causa da piracema.
3. Nobres – MT
Nobres é a cidade do Mato Grosso mais conhecida pelo mergulho fluvial. O principal ponto de mergulho é a Lagoa Salobão. Lá é possível observar vários cardumes de peixes de água doce, como dourados, traíras, pintados e caxaras.
Além de Nobres, Primavera do Leste e Cáceres são destinos certos para o mergulho fluvial. Outra opção é a flutuação no Aquário Encantado. É necessário usar máscara e snorkel. Assim como em Bonito, a melhor época para ir é de maio a setembro.
4. Arraial do Cabo – RJ
Arraial do Cabo é considerada a capital brasileira do mergulho. São cerca de 30 pontos de mergulho, onde é possível ver tartarugas marinhas, baiacus e muitos outros animais. Para quem gosta de explorar naufrágios, é o local ideal. Várias embarcações naufragaram nos costões, entre eles o Thetis. Ele carregava uma carga valiosa: cerca de R$810.000 em ouro e joias preciosas. Parte dessa carga ainda está no navio.
Os lugares para o mergulho em Arraial do Cabo são diversos e atendem desde os iniciantes para fazerem o mergulho de batismo até para os mais experientes. É possível fazer cursos na região com as escolas certificadas.
5. Laje de Santos – SP
Laje dos Santos é uma formação rochosa no meio do oceano e é considerado o melhor ponto de mergulho do litoral paulista. Com 14 locais para mergulho, é possível observar diversas espécies de peixes, tartarugas e corais. A água do mar é cristalina, o que permite uma visibilidade de mais de 30 metros.
O local pode ser visitado o ano todo, mas quem quer ver as arraias-jamanta deve programar o mergulho para julho, que é a época em que elas visitam a região.
O Brasil é um país que tem paisagens exuberantes e diversos locais a serem explorados. Existem muitas opções de locais onde praticar mergulho por todo o país, não somente no litoral, mas também nos rios e lagos. Em todos eles é possível encontrar, pelo menos, um ponto de mergulho para quem está começando, e outros para quem já é experiente. Então, não existe desculpa para não ir visitar pelo menos um deles!
E você, já mergulhou em alguns desses locais? Conhece outros locais de mergulho pelo Brasil? Conta pra gente aqui nos comentários!