Quem gosta de praticar atividades físicas sabe a importância que a alimentação tem para um bom desempenho. Uma das dúvidas mais frequentes em relação ao assunto é o que comer antes do treino.
Um dos segredos para ter um bom rendimento é a alimentação pré e pós-treino. É muito importante se alimentar bem antes de treinar para garantir que o corpo terá energia suficiente para manter um bom rendimento. Já no pós-treino, a alimentação balanceada é responsável por repor as vitaminas e os minerais que foram utilizados durante os exercícios.
Voltando à pergunta inicial, a resposta é: depende! Não existe uma resposta certa, porque isso vai depender do objetivo, do horário em que você vai treinar e o tempo de duração do treino. O ideal é procurar um nutricionista, que vai montar um plano alimentar de acordo com os seus objetivos e com a sua disponibilidade de horários.
Algumas opções de lanches saudáveis
Já sabemos que saco vazio não para em pé! Ir treinar em jejum pode gerar um desconforto e mal-estar durante o treino. O corpo necessita de energia para funcionar a pleno vapor, e o pré-treino vai fornecer a energia necessária para um treino de qualidade. No geral, o ideal é consumir alimentos que são fonte de carboidratos e proteínas.
Listamos a seguir algumas opções de lanches saudáveis para serem consumidos no pré-treino. É bom lembrar que esse lanche deve ser feito cerca de uma hora antes do treino, e não logo antes. Com relação às quantidades, isso deve ser calculado pelo nutricionista.
Sanduíches naturais
Os sanduíches naturais são ótimas opções por serem práticos, leves e completos. Dê prioridade aos sanduíches feitos com pães integrais, pois eles têm menor índice glicêmico e isso evita os picos de insulina e o efeito rebote. Opte por recheios mais leves, como frango, peito de peru, ricota e saladas.
Shakes de proteicos
Se você não tem muito tempo disponível para preparar um lanche, uma boa opção são os shakes de proteína. Existem diversas opções de whey protein no mercado. Essa é uma bebida fácil e rápida de preparar, pode ser consumida em qualquer lugar e garante o aporte de proteínas adequado para o treino.
Carboidratos
Os carboidratos vão fornecer a energia necessária para os músculos trabalharem. Eles podem ser provenientes dos grãos e arroz integrais, batata doce, banana e frutas ou suplementos de carboidratos.
Procure por carboidratos de baixo índice glicêmico, como os grãos integrais e a batata doce. É interessante sempre associar o consumo do carboidrato a uma proteína, como o frango desfiado.
Atenção com a hidratação
Um cuidado que devemos ter não somente no pré-treino, mas durante e após a prática de atividades físicas é com a hidratação. Durante o treino você perde água pelo suor, e se essa água não for reposta, você pode ficar desidratado. Com isso, o seu desempenho é comprometido e o ritmo de treino cai.
Se o treino for longo (acima de uma hora), é indicado beber água de coco e isotônicos para repor os sais minerais também, pois eles ajudam a controlar diversas reações químicas no corpo e mantêm a hidratação.
Como podemos ver, o que comemos no pré-treino pode fazer a diferença no desempenho e no rendimento dele. Vimos também algumas sugestões do que comer antes do treino e a importância de ficar atento à hidratação. Lembre-se: é muito importante buscar ajuda de um profissional qualificado. Ele poderá montar um cardápio de acordo com as suas necessidades.
O que você come antes de treinar? Você já passou mal no treino por comer demais ou por fazer exercícios em jejum? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!