Pesca

Afinal, como funciona a pesca em caiaque?

Escrito por Lazer e Aventura

Se você está em busca de sair da terrível rotina e aliviar o estresse fisgando alguns peixes por aí, saiba que a pesca em caiaque tem sido uma excelente escolha para muitos adeptos. Pescar traz inúmeros benefícios para a saúde, além de proporcionar momentos de tranquilidade e satisfação de estar em contato com a natureza.

Só que, assim como qualquer esporte, requer atenção em alguns detalhes para que tudo saia dentro do esperado. Para que você tenha uma experiência agradável e diferente, preparamos um miniguia com as principais informações sobre a pesca em caiaque. Continue a leitura e confira!

Qual a origem do caiaque?

Talvez você não saiba, mas a história da utilização do caiaque para pesca está presente no mundo há, pelo menos, 4000 anos. Foram os povos que habitavam as regiões geladas da Groenlândia os percursores no desenvolvimento dos caiaques.

O conceito da palavra significa “barco de caçador” e naquela época era peça-chave para capturar morsas, focas e até baleias. Além dos tipos menores, próximos do que temos hoje em dia em matéria de embarcação do tipo, o povoado daquela localidade também criava caiaques maiores para conduzir a família e seus pertences.

Quais são as vantagens da pesca em caiaque?

Caso seja iniciante e não compreenda ainda muito bem sobre a pesca, saiba que utilizar uma embarcação do tipo caiaque pode facilitar a sua pescaria. Isso porque é fácil o transporte, pois o peso varia de 18 a 23 quilos e pode ser levado em seu automóvel.

O caiaque também proporciona uma navegação segura, seja em rios e mares, seja em canais e represas. Conta com uma estabilidade impressionante, o deslocamento é veloz, não polui e pode-se alcançar locais de pesca com até 40 cm de profundidade.

Quais são as melhores opções para a pesca?

A escolha do caiaque que vai servir para sua pesca é fundamental porque deve levar em conta a sua segurança e o ambiente aquático em que estará. Geralmente, os pescadores optam pelo tipo a remo, pois é mais barato e dispõe de várias versões no mercado, além deste, existem também caiaques com pedal, motor elétrico ou até motor de popa.

Os caiaques de pedal são mais velozes e podem ser uma ótima opção para o mar aberto, afinal, na água salgada também tem inúmeras possibilidades de peixes. Caso você esteja em locais abrigados, como lagos e mangues, tenha um equipamento com maior estabilidade, como os tipos mais largos que permitem até pescar em pé.

Em dias congelantes, os modelos “cockpit”, em que o pescador se sente um verdadeiro piloto de Fórmula 1, oferecem uma boa estabilidade e são indicados principalmente para o uso no turismo de aventura. Todavia, se você gosta de travar boas brigas na fisgada dos peixes, opte por caiaques que tenham o fundo em W, U ou flat, porque têm boa remada e diminuem as chances de você cair.

Quais são os cuidados necessários?

Independentemente de qual modelo de caiaque você escolher e o ambiente em que vai pescar, a preocupação com sua segurança é primordial. É de suma importância que você use colete salva-vidas para ter proteção em caso de algum acidente. Os coletes para caiaque não necessitam ser homologados pela marinha, já que a propulsão dele é a remo, porém indicamos a escolha de modelos homologados já que foram testados e aprovados pela Marinha do Brasil.

Junto aos acessórios para pesca, disponha de um alicate de bico para que você consiga tirar o anzol e a garateia da boca do peixe, sendo feito esse procedimento fora do barco. Se for preciso realizar alguma manutenção, já providencie um kit de ferramentas para caiaque contendo peças reservas.

Outro cuidado imprescindível é com a exposição aos raios UV, por isso é necessário usar roupas adequadas, passar o protetor solar, colocar óculos de sol e chapéu. Além dessas recomendações, organize-se quanto ao ponto de partida, local de pesca, o caminho para retorno e veja antes a previsão do tempo.

Para encerrar, é importante lembrar que a pesca em caiaque não exige habilitação náutica, entretanto, alguns modelos contam com o recurso de motor elétrico ou popa e, nesses casos, indica-se que você procure a Capitania dos Portos mais próxima para verificar o que é preciso para estar dentro da lei.

Curtiu este texto e quer conferir mais sobre o assunto? Então aproveite e veja alguns modelos de caiaque que podem facilitar sua pescaria!

Sobre o autor

Lazer e Aventura