Airsoft

Tipos de armas para Airsoft: entenda como funciona cada uma

Escrito por Lazer e Aventura

O Airsoft é um esporte originário do Japão que simula situações policiais ou militares utilizando armas de pressão com munição de projéteis não letais, as famosas BBs ou esferas plásticas. Com o número de adeptos em crescimento, essa é uma modalidade muito popular entre os jovens adultos e muitos já dizem ser o esporte com maior crescimento no Brasil!

Mas você sabe qual a diferença entre as armas utilizadas? E os cuidados que você deve ter com elas? Neste artigo, vamos explicar o que são, como funcionam as armas de Airsoft e a importância de cada uma para você acertar na sua escolha. Além disso, vamos mostrar alguns cuidados que você deve ter com elas. Confira!

Tipos de armas para Airsoft

Existem diversos tipos de armas para Airsoft que, apesar do realismo e da semelhança com armas de fogo de verdade, precisam de configurações específicas. Os principais tipos de armas são as elétricas, as de gás e as armas com molas. Vamos entender mais sobre elas.

Armas elétricas (AEG)

Os modelos de armas elétricas são as mais comuns no mercado e dependem de uma bateria elétrica para funcionar. Considerada a arma padrão dos jogadores de Airsoft, ela pode ser automática ou semiautomática. O acionamento das balas ocorre por meio de um sistema eletromecânico, ou seja, a energia da bateria gira as engrenagens e comprime a mola para realizar o disparo.

O principal modelo de arma elétrica é o rifle, que se assemelha às armas do exército e ainda tem o melhor custo-benefício. Ademais, é muito versátil, pois pode ser utilizado tanto em ambientes CQB como em campos abertos.

Também muito utilizada pelos jogadores, a pistola elétrica é uma opção que traz firmeza e praticidade. Por ser compacta, ela leva vantagem sobre o rifle em curtas distâncias e em ambientes muito fechados, como o CQB, além disso, tem baixo custo de manutenção.

Armas a gás (GBB)

As armas com propulsão a gás funcionam principalmente à base de CO2 (dióxido de carbono) e, por terem um acionamento bem responsivo e recuo similar a uma arma de fogo, é o tipo de arma que apresenta o maior realismo. A arma a gás não precisa ser recarregada na tomada, como as elétricas, mas o gás precisa ser reabastecido em uma câmara específica.

Duas das principais armas a gás são os rifles e as pistolas. Os rifles têm maior realidade em relação às armas elétricas, no entanto, demandam mais manutenção, o que eleva os seus custos.

Já as pistolas têm um sistema de ação dupla, ou seja, quando um tiro é disparado, a câmara de gás se enche para que o segundo tiro seja dado. É um tipo de arma prática e leve. As pistolas a gás são comumente utilizadas para treinamento de precisão, recarregamento e postura para as armas de fogo, pois são muito similares às reais e o custo da munição é muito menor.

Armas de molas (Spring)

Nas armas de mola ou “Spring”, o mecanismo de disparo é a energia elástica. Apesar de ser uma arma de disparo moderado, o fato de ter que armá-la após cada tiro a torna lenta e fraca em relação às demais. Isso geralmente é feito puxando o slide para trás, comprimindo assim a mola e travando o pistão.

Os tipos mais comuns de armas com acionamento a partir de molas são as carabinas, como as snipers. Porém, elas têm molas e cilindros maiores, o que garante uma força maior até que a dos rifles. Por serem mais estáticas, são mais utilizadas por operadores que ocupam o papel de atiradores de elite nas equipes ou jogos. Já as pistolas Spring, apesar de muito utilizadas, são mais comuns para jogos de tiro ao alvo.

Quais são os principais modelos de armas para Airsoft?

Rifle

São os mais conhecidos e utilizados no Airsoft. Também chamados de fuzil, no Brasil, têm como principal característica os canos longos. Na maioria das vezes, o seu disparo é automático ou semiautomático, o que explica o fato de seus modelos mais comuns serem elétricos ou a gás.

Submetralhadora

São armas mais curtas e indicadas para as médias distâncias, principalmente em ambientes fechados. Sua característica é a utilização de balas de revólver ou pistola. Porém, no Airsoft, não há grande diferença para os rifles, já que o tipo de munição é sempre o mesmo.

Pistola

As pistolas de Airsoft têm uma aparência similar às armas de fogo e são encontradas em diferentes modelos e cores. Podem utilizar todos os tipos de propulsão (elétrica, gás ou mola) e são muito eficientes pelo seu tamanho reduzido, o que, muitas vezes, dispensa a necessidade de apoio.

Sniper

Assim como no exército, esse modelo é mais recomendado para atiradores de grande precisão, pois é utilizado para acertar disparos de longa distância. É indicado para locais mais amplos e, geralmente, necessita de acessórios como a luneta (para mirar) e o bipé (para estabilizar a arma).

Shotgun

Ao contrário da sniper, a shotgun (também conhecida como espingarda, no Brasil) tem um menor alcance e é utilizada para disparos de curta distância. Seu tamanho é parecido com o do rifle, mas tem o cano liso. Geralmente, são encontradas com propulsão por mola (Spring).

Como é a legislação das armas para Airsoft?

As armas de Airsoft são definidas, de acordo com a Portaria 56-Colog, como armas de pressão. Essa caracterização é importante para diferenciá-las da categoria de simulacro, ou seja, réplicas falsas muito utilizadas em assaltos e que são proibidas no Brasil.

O comprador necessita ter, no mínimo 18 anos de idade, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas não há a necessidade de registro junto ao Exército. O vendedor precisa ter a sua loja registrada para Comércio de Armas de Pressão e deve pedir ao cliente os seus documentos no ato da aquisição para arquivá-los.

Uma característica importante das armas para Airsoft é a presença da marcação laranja fluorescente ou vermelho “vivo” em sua extremidade. Essa definição é fundamental para não confundi-las com as armas de fogo, que necessitam de documento para serem portadas.

Mesmo com a sua liberação, alguns cuidados são importantes para evitar problemas. As armas devem ser transportadas de maneira não ostensiva, em locais fechados como mochilas ou bolsas específicas. Também é indicado levar a nota fiscal da compra, para comprovar que ela foi adquirida de forma legal.

Alguns equipamentos de segurança são necessários durante os jogos de Airsoft. Um dos principais é o protetor ocular, pois a munição, apesar de não ser letal, pode causar problemas aos olhos, por exemplo. Capacete, máscara, colete, luvas, botas, além do fardamento, também são recomendados.

Os modelos são muitos, cabe a você decidir quais os tipos de armas para Airsoft mais próximos ao seu perfil. É importante que o jogador avalie os cenários mais utilizados e quais as suas preferências de estratégia, que impactam diretamente no equipamento mais indicado para a partida.

Os cuidados que você precisa ter com sua arma

Agora que você já conhece os tipos de armas e suas diferenças, veja alguns cuidados que você precisa ter com elas, independentemente do modelo escolhido. Os cuidados com as armas são essenciais, pois eles garantem bom funcionamento e durabilidade.

Cuidados com a limpeza

É recomendável fazer a limpeza completa a cada dois mil tiros. Após partidas em locais com muita poeira, é preciso fazer a limpeza externa e do cano.

A limpeza da arma é feita basicamente em três etapas: externa, cano e interna. A limpeza externa é feita com um pano úmido para retirar a sujeira e a poeira acumuladas. Para limpar os locais mais difíceis de alcançar, você pode usar uma escova.

Limpeza do hop up

O hop up é uma peça essencial para o bom desempenho da arma. Para limpá-lo, você deve deixá-lo de molho em uma bacia com água quente e sabão neutro por 30 minutos. Após esse tempo, retire-o da água e deixe secar em cima de um papel toalha. Só coloque ele de volta quando estiver completamente seco.

Limpeza do cano

Para limpar o cano, você vai precisar de um óleo 100% silicone, uma vareta de limpeza e panos limpos. Antes de começar, zere o hop up e retire as bolas que ficaram presas no cano. Comece a limpeza enrolando o pedaço de pano na vareta e esfregue o óleo pela parte interna do cano. Repita quantas vezes forem necessárias. Essa limpeza evita que você tenha problemas com tiros emperrados e ainda garante a precisão deles.

Limpeza interna

Por outro lado, a limpeza da parte interna é mais delicada e exige muito cuidado. Como a arma precisa ser desmontada, ela deve ser feita por um profissional. Ele tem o conhecimento e a experiência necessária para desmontar e remontar as peças sem causar nenhum prejuízo.

Cuidados com a bateria

As armas elétricas dependem da bateria para funcionar, afinal, nada é pior do que ela acabar bem no meio de uma partida. Para evitar isso, preste atenção nessas dicas, elas ajudam a prolongar a vida útil da bateria:

  • sempre guarde a arma com a bateria desconectada;
  • preste atenção ao tempo de recarga da bateria para não deixar tempo demais carregando;
  • use a bateria ao máximo antes de recarregar;
  • não deixe objetos cortantes próximos a ela, para evitar possíveis acidentes;
  • tome muito cuidado com os fios da bateria.

Como escolher as BBs

Além de escolher a arma mais adequada ao seu perfil e jogo, também é importante escolher a BB certa. Isso faz parte do cuidado com a arma e ainda garante o seu bom desempenho na partida.

Antes de comprar, analise a qualidade do material. Não escolha a BB apenas pelo preço. Balas de baixa qualidade podem quebrar dentro do cano e emperrar com facilidade. Outra dica é nunca reutilizar as BBs, pois isso também aumenta as chances de quebra. Além disso, opte por BBs que pesem pelo menos 0,2g. Ao usar bolas mais leves, você perde a precisão dos disparos.

Por fim, vale ressaltar que, além dos tipos de armas para Airsoft indicados neste post, também é recomendado utilizar equipamentos de segurança, que incluem capacete, óculos de proteção, roupas apropriadas, botas e luvas.

E aí, entendeu como funcionam as armas de Airsoft?  Já sabe qual você gosta mais? Os modelos são muitos, cabe a você decidir qual melhor se encaixa no seu perfil! Entre em contato com a gente e conheça todas as opções que temos disponíveis para você!

Conheça a loja física da Lazer e Aventura Shop, aqui você pode testar os produtos em nosso estande com a ajuda de nossos técnicos, garantindo que não haverá dúvidas na sua compra!

Sobre o autor

Lazer e Aventura

Deixar comentário.

Share This