Pesca

Qual é o melhor modelo de vara: longa ou curta?

Escrito por Lazer e Aventura

No mercado da pesca esportiva, há vários modelos de varas. Desde cores, potências e até mesmo o tamanho, sendo um dos mais requisitados entre os pescadores. Mas afinal, como saber escolher entre uma vara longa ou uma vara curta?

Uma vara longa podemos considerar uma média de 1,83 metros e para uma vara curta chega a ser de 1,60 metros. Por isso no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essas varas e como identificar a diferença entre elas, para você ter uma excelente pescaria com muito Lazer e Aventura.

O fator que muda entre as varas é o seu arremesso. Pois quanto maior a vara, maior será o seu arremesso. Para as varas curtas são muito bem utilizadas na pescaria em caiaques, mas também podem ser utilizadas em barrancos e em pescarias embarcadas. Lembrando que o tamanho da vara influenciará na amplitude dos movimentos, nesse caso, quanto mais longa, maior será o trabalho da isca artificial até chegar ao ponto da fisgada do peixe.

Arremessos

Para arremessos mais longos, maior o comprimento da vara dando maior capacidade de grandes distâncias. Já para as mais curtas perdem em distância, mas por outro lado ganham em precisão. Porém, no arremesso fatores como, ações da vara, espessura da linha, peso da isca e qualidade da carretilha podem influenciar na sua pescaria.

Fisgada

Na hora de fisgar o peixe, é preciso ter uma firmeza, sendo algo indispensável na pescaria. As varas mais longas tende a ter uma maior alavanca exercida na linha, e com as linhas multifilamento, ficou ainda mais potente. Com isso a função da vara é amortecer a pressão que o peixe faz ao puxar a linha fazendo com que o peixe canse mais rápido. Com isso as varas mais longas têm a capacidade de absorção da pressão e controle sobre o peixe. Mais é bom ressaltar que a vara tem possibilidade de cansar as mãos durante a briga com o peixe, por conta do efeito da alavanca, logo as varas mais curtas não causem tanto esforços.

Recolhimento

Quando se esta pescando dentro da água muitas vezes você tem que ajustar o recolhimento da isca, desviando de obstáculos, como pedras. Afastar a isca do pescador pode ser uma boa opção, mesmo em pescarias que não exigem arremessos, como a de tilápias. Já para os modelos mais curtos, o obstáculo é o casting que costuma ser baixo.

Com todas essas informações, o mais importante é saber qual tipo de pescaria você vai fazer. E sendo o ideal e caso possível, ter em sua tralha de pesca os dois modelos de varas, assim você estará preparado para pescar e praticar com qualidade.

Sobre o autor

Lazer e Aventura

1 comentário

  • E outro, sim as varas mais curta te proporcionam um melhor trabalho de isca artificial, mais refinado com melhor desempenho e qualidade. Obrigado, abraço a Lazer e a Aventura. Nossa aventura começa ai

Deixar comentário.

Share This