Lazer

O que é balestra e como posso utilizá-la?

Escrito por Lazer e Aventura

Você já ouviu falar ou sabe o que é balestra? Esse armamento ficou mais conhecido pelo seu uso na série “The Walking Dead”, mas a sua história começou há milhares de anos, na China. Hoje, esse artefato é utilizado em competições ou na caça esportiva e tem semelhanças com a espingarda e o arco e flecha.

Neste post, você conhecerá melhor as características e a história da balestra, além de entender as regras de uso e dos torneios existentes. Continue a leitura!

O que é balestra?

A balestra, também conhecida como besta, é um artefato que tem a aparência similar ao de uma espingarda, mas conta com um arco acoplado. Quando o gatilho é acionado, esse arco lança a munição, que é conhecida como seta. Elas são parecidas com as flechas tradicionais, porém mais curtas. Além disso, sua empunhadura é similar às das armas de fogo.

Uma de suas características é a demora para carregá-la, o que dificultava a sua utilização em combates de curta distância. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, é possível encontrar modelos menores, com metais leves e sofisticados, e por preços que variam desde R$ 100 até R$ 3.000.

Qual é a história da balestra?

A balestra surgiu antes da Era Cristã, na China. Há relatos que no século III a.C. já existiam modelos desenvolvidos desse armamento e utilizados em confrontos na região. No Ocidente, ela foi bastante difundida durante o século XVI, sobretudo na Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

Nos anos seguintes, a balestra foi substituída por equipamentos mais modernos e, depois, pelas armas de fogo. Hoje em dia, seu uso está ligado a esportes de tiro, à caça esportiva e, em algumas regiões do planeta, existem modelos especiais para as Forças Armadas.

Quais são os tipos existentes?

São dois tipos existentes de balestra: as compostas e as recurvas.

Balestras recurvas

São bestas mais leves e silenciosas, detendo mais precisão quando comparada com as compostas, além de ter um custo de manutenção menor. No entanto, requerem maior esforço para serem disparadas.

Balestras compostas

As balestras compostas são mais compactas do que as recurvas e exigem menos do gatilho para o disparo, por utilizarem um sistema de alavancas e roldanas. Contudo, seu custo de manutenção é maior.

Quais as regras para o seu uso no Brasil?

Não há uma regulamentação específica no Brasil para a utilização das balestras. Porém, elas devem ser destinadas apenas para fins esportivos, seja em competições ou na caça em locais apropriados. Dependendo da tecnologia do equipamento, a seta pode atingir 400 km/h, o que demanda cautela no seu disparo.

É possível encontrar modelos de bestas em lojas virtuais, como na Lazer e Aventura. Caso você não tenha experiência com esse artefato, é indicado adquirir uma mais básica para entender o seu funcionamento. Junto com a balestra, são vendidos separadamente as setas e outros acessórios para personalizar o equipamento.

Como são as competições de balestra?

A Federação Brasileira de Arco Balestra organiza campeonatos de tiro com esse equipamento, que tem a prática parecida com a do tiro esportivo e a do arco e flecha. As principais modalidades são a indoor, com alvos múltiplos e menores, e a outdoor, com alvos maiores e mais distantes.

Já foram realizadas oito edições do Campeonato Mundial de Arco Balestra, organizado pela World Crossbow Shooting Association (WCSA) — a mais recente, na Austrália. Os participantes são divididos em categorias de idade e também de estilo da besta, como o target (de precisão) e o freestyle (armas de maior potência).

Agora que já sabe o que é balestra, você pode experimentar essa modalidade, que adiciona um componente histórico às modalidades tradicionais de tiro. Mas lembre-se: siga as normas de segurança e não deixe o dedo próximo do gatilho se não for atirar. De resto, é só aproveitar a emoção que o esporte proporciona!

Lazer e Aventura tem opções de balestras disponíveis, além de setas e acessórios para você experienciar esse esporte. Basta escolher a sua e começar a praticar!

 

Sobre o autor

Lazer e Aventura

Deixar comentário.

Share This